Yoga pode prevenir distúrbios
Técnicas de relaxamento e auto-conhecimento, exercícios físicos, aulas de música e teatro, culinária ou jardinagem. São muitas as alternativas que ajudam a administrar o stress. Cabe a cada um descobrir a sua. Uma das opções é o yoga - sistema surgido na Índia, há 10 mil anos. Com exercícios físicos, reeducação respiratória, técnicas de ralaxamento e meditação, o método é indicado para alcançar o desenvolvimento físico, mental e emocional.
As aulas duram uma hora e são divididas em três etapas. Exercícios respiratórios, exercícios físicos e de relaxamento permitem o conhecimento do próprio corpo e a identificação de áreas de tensão, primeiro passo para aliviá-las. O yoga pode ser utilizado para prevenir e acabar com distúrbios físicos, emocionais e psíquiscos causados pelo stress, diz o professor Douglas Lins, da Vidya Yoga Ashram - Universidade Livre de Medicina Sagrada. Segundo ele, cerca de 80% de seus alunos praticam o yoga para combater o stress. Os problemas físicos mais comuns mencionados pelos alunos, conta, são dores de estômago, falta de memória, depressão, dores nas costas e até desvios na coluna. O yoga, garante, favorece o funcionamento normal do organismo, restabelecendo a saúde. A reeducação respiratória, por exemplo, aumenta a oxigenação do cérebro, o que favorece a memória e a capacidade de concentração, explica Lins.
Terapia - Outro método que pode ser utilizado para combater o stress é a Análise Corporal da Relação (ACR), técnica desenvolvida na França há 30 anos e trazida em 1989 para o Brasil pelo analista corporal José Leopoldo Vieira, formado em Psicomotricidade e com pós-graduação na área de Movimento Humano pela Universidade de Boston. O objetivo é transformar, através de ações espontâneas, atitudes que provoquem conflitos e tensões em novas estratégias de relacionamento, explica.
Segundo Vieira, os maiores geradores de stress, além da vida profissional, são os problemas conjugais e que envolvem os filhos. Casos de doença grave na família, a morte de parentes próximos, demissão e a aposentadoria estão entre as situações que causam o stress em maior grau.
Música e alguns objetos fazem parte da dinâmica de grupo que tem o objetivo de resgatar a capacidade de brincar para se livrar da ansiedade. Depois, os participantes lidam com a agressividade contida e anulada num momento de relaxamento. No final, as pessoas falam sobre o que gera o stress em suas vidas, uma maneira de encontrar formas de se comunicar com os outros. (A.V.)





