Técnicos do Comando Aéreo Regional Sul (Comar) do Ministério da Aeronáutica vistoriaram ontem o aeroporto de Umuarama para conferir se há condições para operar com vôos noturnos. A prefeitura cumpriu todas as exigências do Comar e acredita que a autorização será aprovada. Na vistória feita em maio, os técnicos reprovaram o aeroporto devido à existência de uma mata e de barrancos ao lado da pista.
O chefe da equipe do Comar, tenente José Roberto da Silveira, antecipou que as obras realizadas atendem às exigências do Ministério da Aeronáutica. Ele informou que o resultado da vistoria deve ficar pronto em uma semana.
Segundo o Ministério da Aeronáutica, os obstáculos poderiam provocar acidentes em caso de pousos forçados. A prefeitura conseguiu autorização do Ibama para derrubar a mata de 3,4 alqueires e se comprometeu a reflorestar outras áreas para compensar o desmate. A intenção é plantar nas nascentes do manancial que abastece a cidade o triplo de árvores sacrificadas.
A empresa de táxi aéreo Jetsul deixou para começar em fevereiro do ano que vem o vôo diário para Curitiba. O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, queria que a ligação fosse implantada ainda este mês. Umuarama tenta criar um vôo diário para Curitiba, que sairia de Guaíra de manhã, passando por Umuarama e Campo Mourão, e retornasse no final da tarde.

mockup