Imagem ilustrativa da imagem Voluntários plantam orquídeas no Bosque de Londrina
| Foto: Saulo Ohara



Voluntários se reuniram na quinta-feira (17) para realizar o plantio de mudas de orquídeas no Bosque de Londrina (centro). A iniciativa, liderada pelo Rotary Club Londrina, teve o apoio da UEL (Universidade Estadual de Londrina), do Tiro de Guerra e da Catedral Metropolitana. Até sábado (19), a meta é plantar pelo menos duas mil mudas de cinco espécies de orquídeas brasileiras cultivadas no laboratório de propagação de orquídeas in vitro da universidade. A ideia partiu da rotariana e empresária Ivany Vaquero, que no ano passado plantou duas mil orquídeas no Lago Igapó 2. "Meu objetivo é ajudar o Bosque a ficar bonito para que possamos trazer nossos netos para tomar sorvete na praça", avisa.

Na sexta-feira (18), às 14 horas, haverá uma cerimônia com presença de rotarianos do Rotary Internacional com plantio simbólico de mais mudas. No sábado, às 7 horas da manhã, a Catedral fará uma celebração no local pela revitalização do Bosque.

Durante a semana, uma equipe da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) realizou a pintura de bancos e outros equipamentos. Funcionários da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) fizeram poda de árvores, plantio de flores e limpeza do espaço. "A equipe também fez o levantamento de demandas mais complexas, que precisam de licenciamento pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para serem realizadas", apontou a secretaria do meio ambiente Roberta Silveira Queiroz.

ABANDONO

A voluntária Vaquero contou que passou pelo parque municipal há alguns meses e achou o local muito abandonado. "Fiquei assustada com o descaso, o Bosque virou um lugar desagradável", lamenta. Levou então a ideia de plantar as orquídeas para o Rotary e para o padre Rafael, da Catedral, e obteve o apoio que precisava para por o projeto em prática.

O professor Ricardo Faria dá aulas de floricultura e paisagismo no departamento de agronomia da UEL e apoiou a ação através da doação das mudas. "As flores vão deixar o Bosque mais bonito. Além disso, atraem polinizadores e vão colaborar para o meio ambiente. Vamos adubar de tempos em tempos, mas a comunidade precisa ajudar a cuidar para que não sejam retiradas. Em dois meses, já teremos orquídeas floridas", espera.