Parte dos bonecos é produzida em um ateliê em Londrina
Parte dos bonecos é produzida em um ateliê em Londrina | Foto: Saulo Ohara



Para ajudar na divulgação do projeto e conseguir atrair mais voluntários, Fernanda Rodrigues (responsável pela disseminação da ideia em Londrina), criou a página Um Polvo de Amor - Londrina no Facebook. Na página, além de informações sobre o projeto, há orientações para quem quer participar, como a receita do boneco de crochê, pontos de entrega de doações de novelos e bonecos, especificações do material que deve ser usado na confecção dos polvos e orientações de higiene, já que os bonecos serão utilizados dentro de um ambiente estéril.

Leia Mais:
Projeto em Londrina ajuda bebês prematuros a se sentirem protegidos na companhia de bonecos de crochê

"É uma sensação única, uma gratidão muito grande que não tem dinheiro no mundo que pague. Me encontrei nesse projeto para ajudar alguém tão indefeso", disse Fernanda.

Parte dos bonecos é produzida no ateliê e loja de materiais para artesanato Arte e Cor. "A gente tem bastante gente aqui que gosta de ajudar e é solidário. Fico feliz de ajudar e é muito gratificante o resultado desse projeto", comentou Iria Nonaka, proprietária da loja, que também funciona como ponto de entrega de doações.

"A gente pede para vir ajudar quem já tem noção de crochê, mas se não tiver noção, mas tiver muita vontade, a gente ensina", disse Suely Beggiato, que é pedagoga, artista plástica e artesã e também é responsável por orientar os voluntários na execução dos polvos.

Crocheteira desde criança, a artesã Maria do Carmo Rosa é uma das voluntárias do projeto e diz que se sente realizada. "Além de gostar de fazer crochê, a gente faz uma boa ação. Deve ser muito emocionante ver os bebês com os polvos que a gente faz", afirmou. "É um projeto abençoado. A pessoa que criou isso foi iluminada, é uma coisa de Deus", comentou Iran Menegasse, que estava concentrada na confecção de seu primeiro polvo. "É o primeiro de muitos", garante. (S.S.)