Luciana Pombo
De Curitiba
Congestionamentos, carros enguiçados no meio de rodovias, imprudência no trânsito. Para centenas de motoristas que estiveram neste fim de semana no litoral paranaense, a volta para casa foi estressante. De Pontal do Sul até Curitiba, algumas pessoas chegaram a demorar cerca de seis horas para fazer um trajeto que demora – em dias normais – entre uma hora e meia e duas horas. Segundo o representante comercial Flávio Bin, 35 anos, o trecho mais complicado foi o da PR-407, entre Pontal do Sul e Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O percurso, de quase 15 quilômetros, foi feito em duas horas. ‘‘O fluxo estava lento e não havia condições de enfrentar o trânsito. É uma pista simples e que percorre diversos balneários’’, disse ele, ao afirmar que sempre fez o mesmo trajeto em dez minutos.
Outros problemas enfrentados na volta para Curitiba foram a falta de sinalização no início da BR-277, a imprudência dos motoristas – que estavam fazendo ultrapassagens proibidas pelo acostamento e a pequena presença de policiamento ostensivo. ‘‘Eu contei mais de 30 carros que tiveram que parar por superaquecimento. Vi vários motoristas nervosos e que quase atropelaram banhistas no acostamento’’, lembrou Bin.
A chuva fraca também atrapalhou o trânsito na saída do litoral em direção a Curitiba. Além da PR-407, também ficaram com o trânsito lento as rodovias PR-508, entre Alexandra e Matinhos, e a PR-412, entre Coroados e Guaratuba. Bin, que saiu de Pontal do Sul às 17 horas de domingo, só chegou em Curitiba às 23 horas. ‘‘Fazia tempo que eu não ia para a Ilha do Mel. Dá vontade de nem ir mais. Ter que enfrentar congestionamentos na volta é desanimador’’, argumentou.
A comerciante Maria Rosa de Lima, 50 anos, que tem uma loja de roupas em Ipanema e um parque de diversões em Matinhos, disse que o movimento foi intenso durante todo o fim de semana. ‘‘Choveu muito, mas tinha gente todos os dias na praia’’, declarou ela. Os congestionamentos foram verificados por ela no final da tarde de domingo e na manhã de ontem, principalmente entre às 6 e 9 horas.
De acordo com o sargento Luiz Cicarello, da Operação Verão, os maiores congestionamentos foram registrados entre às 16 e 20 horas de domingo. ‘‘Estivemos com todo o efetivo fazendo a orientação do trânsito. Houve vários acidentes de pequena monta’’, contou. Na PR-407, foi registrado um movimento de 1,3 mil veículos por hora, na PR-508, 870 veículos por hora e na PR-412, cerca de 670 veículos por hora. A estimativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas estiveram nas praias paranaenses neste fim de semana.