A volta às aulas na rede municipal, ontem, foi marcada pela expectativa em escolas que devem passar por mudanças este ano. A Prefeitura de Londrina anunciou que ampliará e reformará algumas unidades, com investimento de R$ 25 milhões. O regime integral, que hoje atende 4,5 mil estudantes, deve ser levado a mais 2,5 mil crianças que serão recebidas em contraturno no Centro Municipal de Educação, no Grêmio de Operários, Jardim Castelo (Zona Leste).
De acordo com a secretária de Educação, Karin Viana, o modelo de atendimento em centros municipais continuará a ser utilizado até que a Prefeitura tenha condições de ampliar a estrutura das próprias escolas. No Grêmio serão recebidos alunos selecionados em todas as escolas. Haverá oficinas, com transporte gratuito.
A proposta pedagógica do ensino em regime integral e a adoção deste novo modelo de oficinas em Centros de Educação ainda não foram avaliadas pelo Conselho Municipal de Educação. O motivo, conforme Karin, é que não houve tempo hábil para o encaminhamento devido às férias. ''Mas já estamos enviando para o Conselho emitir o parecer.''
Na Escola Municipal Moacyr Teixeira, no Jardim Maria Cecília (Zona Norte), 300 alunos já são atendidos em horário ampliado, com atividades no Centro Municipal de Educação, antigo clube do Maria Cecília. Durante o ano, a ideia é que o benefício possa ser oferecido a todos os mil estudantes.
De acordo com a diretora Maria Marciato, falta adaptar a estrutura para aumentar o atendimento. Para ela, a experiência tem sido ''excelente''. Vinícius, Ruan e Mateus, todos de 8 anos, já cursaram período integral ano passado e gostaram da experiência.
Vítor estuda apenas à tarde e, ontem de manhã, foi com a mãe, Elaine Frata, conferir a turma de terceiro ano que integrará. Os dois estão esperançosos com a possibilidade do garoto ser incluído no turno integral. ''Ficando mais horas na escola, ele não passará tanto tempo jogando videogame.''
Cerca de 34 mil estudantes retornaram às aulas em 77 escolas que oferecem o 1º ciclo do Ensino Fundamental e 11 Centro de Educação Infantil.

mockup