Se te dessem uma lista com várias características pessoais e pedissem para classificar entre positivas e negativas, onde você colocaria a ambição? Essa característica, até pouco tempo tida como um ruim, já está sendo vista com outros olhos.
Gislene Isquierdo, psicóloga e coach em Londrina, explica que classificar esse atributo como positivo é algo moderno. ''Normalmente as pessoas associam ambição a aquela pessoa que sempre quer mais e nunca está satisfeita. Algumas realmente nunca estão satisfeitas e buscam preencher um vazio com coisas materiais. Elas precisariam identificar o que realmente tem importância, quais são os valores.''
A psicóloga explica que também existem as pessoas que falam das outras mas é porque não conseguem colocar algo para conquistar e podem até ter depressão por causa disso. ''É uma vida sem objetivo, sem realização. Por esse contexto, pode-se avaliar a ambição com sendo algo positivo, porque impele o ser humano a conquistar, ter metas, que podem ser pessoais ou profissionais. Isso te faz ter motivos para acordar todo dia cedo e ter uma vida'', avalia Gislene.
O lado negativo dessa característica é quando a pessoa passa por cima de tudo e todos para conseguir o que deseja. Ela sugere que a pessoa veja um outro jeito de conseguir o quer, mas sem prejudicar o outro.
Sonhos para 2012
Final de ano é a época em que várias pessoas começam a planejar coisas para o ano novo. Gislene acredita que é esse é o momento de usar a ambição a favor. ''Está na hora de as pessoas sonharem. Você deve parar, pensar o que é importante e planejar como fazer. Muitas pensam, mas passa o ano, chega um novo 31 de dezembro e ela não tem ação.''
Ela lembra também que é importante ser feliz enquanto está lutando por algo, senão até pode conseguir o que deseja, mas ficará insatisfeito e irá atrás de outra coisa, que novamente não irá trazer felicidade. ''O indivíduo não curte a paisagem enquanto viaja'', compara.
Lembrar que cada um é responsável por seu destino e pela sua vida ajuda bastante. ''Acho que as pessoas estão acordando para isso. Se ela tem a vida que tem é porque permite, está escrevendo assim. E aí ela busca mais ferramentas para alcançar esses sonhos e ter uma vida mais feliz'', destaca.
E quando o seu sonho não depende só de você, o que fazer? Para Gislene comportamento gera comportamento e se, por exemplo, a pessoa deseja um bom clima de trabalho ou em casa, o seu modo de agir vai influenciar isso. Partindo disso fica mais fácil se alcançar o que deseja.

Imagem ilustrativa da imagem Você é ambicioso?