Visitantes aprovam local e cobram algumas melhorias
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de janeiro de 2000
Visitantes aprovam local e
cobram algumas melhorias
Aproximadamente 80 mil pessoas visitam Primeiro de Maio a cada ano. Durante o Carnaval é impossível encontrar um espaço para camping na área. Além disso são realizados diversos eventos no Terminal Turístico como rodeios, exposições, shows musicais, entre outras atrações.
Fora dos períodos de promoções agitadas, o terminal é um lugar indicado para quem busca tranquilidade à beira do rio. Nilson Lopes, morador de Jandaia do Sul, há 10 anos acampa ali com a família pelo menos durante uma semana em busca de descanso. Ele confessa ter uma paixão especial pelo local, mas pede melhorias.
Seria importante o calçamento onde instala as barracas porque quando chove são muitos transtornos. Também há necessidade de mais banheiros e chuveiros quentes para atender a todos nos finais de semana, sugere. Mas gosto muito daqui, diz Nilson Lopes.
O londrinense Roberto Saikawa esteve pela primeira vez, durante a semana, acampando com a família em Primeiro de Maio. O programa era para dois dias, mas eles gostaram tanto da tranquilidade que acabaram ficando mais uma noite. Apesar de elogiar o local, Roberto também fez algumas ressalvas:
Poderia ser melhorada a parte de jardinagem. Vejo que há algumas falhas na grama e isso tira um pouco a beleza, além de dificultar para quem está acampado. Também seria ótimo plantar um pouco mais de árvores, apontou Roberto.
Mas há quem não concorde com as críticas. Roselene Gomes Assaga Joaquim, de Londrina, por exemplo. Ela diz que acampa com a família no local há 10 anos. Já cheguei a passar até 50 dias aqui e acho tudo muito bom. Como sou naturalista, acho até que há infra-estrutura demais.
Roselene critica alguns visitantes: Noto que, infelizmente, o que falta é cultura ambiental para o nosso povo. As pessoas não sabem utilizar e conservar as áreas públicas. Mas isso não é problema do parque, faz parte da nossa cultura.
Conhecedora profunda do Terminal Turístico, ela só não recomenda aquele local quando há grandes eventos: Aí é muita agitação e não há como descansar aqui, observa.
Integração Conforme o projeto técnico, o Costa Norte vai abranger e integrar através do turismo as seguintes áreas na região Norte do Estado:
- Reservatório de Capivara Com sua barragem localizada no município de Porecatu, o Reservatório de Capivara compõe uma das extremidades da primeira etapa do Projeto Costa Norte. Ali destaca-se o Terminal Turístico de Primeiro de Maio, inaugurado em 1987 com área para camping, churrasqueiras e até piscinas, além de banheiros, restaurante, lanchonete e uma arena de rodeios.
- Reservatório de Canoas 1 e 2 Possuem uma área alagada bem menor que as represas de Capivara e Xavantes. Suas barragens localizam-se nos municípios de Itambaracá e Andirá, respectivamente.
- Reservatório de Salto Grande Localizado no município de Cambará, a Barragem de Salto Grande é praticamente desconhecida pelos paranaenses, pois seu acesso é abandonado. No lado paulista do reservatório encontra-se Salto Grande, uma cidade muito bem estruturada.
- Reservatório de Xavantes No outro extremo do Projeto Costa Norte, o Reservatório de Xavantes é formado por um afluente do Rio Paranapanema, o Rio Itararé. Este reservatório localiza-se em uma região muito montanhosa, proporcionando uma paisagem dramática e diversificada.
O município de Ribeirão Claro, onde essa característica da paisagem é bastante evidente, conta com um terminal turístico no Distrito de Cachoeira com boa infra-estrutura, atendendo a população local e os visitantes da região. (E.A.)