Barbosa Ferraz A virose que atingiu 64 moradores de Barbosa Ferraz (74 km a leste de Campo Mourão), entre novembro e dezembro do ano passado, ainda tem a causa desconhecida pelos órgãos de saúde. O município não registra caso há 20 dias e aguarda o resultado de novos exames de sangue coletado dos pacientes, para identificar o tipo de vírus que provocou a doença.
A chefe da 11 Regional de Saúde de Campo Mourão, Valderez Bathaus, disse ontem que os primeiros exames realizados em Belém (PA) confirmaram que se trata de um vírus, mas não detectaram seu tipo específico. ''Pode ser que se trate de um vírus novo, ainda desconhecido'', admitiu Valderez.
O laboratório paraense é especialista em doenças tropicais e vai analisar as segundas amostras de sangue. No Laboratório Central do Paraná (Lacen) não se chegou a nenhuma conclusão sobre a causa da doença. As amostras de mosquistos analisadas em Belém indicaram a presença de vários tipos de vírus.
''O mais importante neste momento é que o surto cessou e a situação está controlada'', ressaltou a chefe da regional. Não há mais ninguém com sintomas da virose. A doença causa febre, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas. Em alguns casos foi necessário internamento. Não houve registro da doença em outras cidades.
No início do mês passado, a prefeita de Barbosa Ferraz, Elza Marques Gonçalves (PFL), chegou a decretar estado de emergência por causa da doença.

mockup