Vírus não é transmitido de um ser humano para outro
Vírus não é transmitido de
um ser humano para outro
Até hoje não foi confirmado caso de contaminação pelo hantavírus de um ser humano infectado para outro. Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos feitos durante uma epidemia na Argentina, em 1996, mostraram evidências da transmissão de uma pessoa para outra.
As hantaviroses nas Américas foram identificadas em 1993, quando uma epidemia matou 12 índios nos Estados Unidos. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA, o vírus já existia no país pelo menos desde a década de 70, quando houve mortes por doenças pulmonares de causa desconhecida.
No Brasil, o doença tem sido diagnosticada de forma esporádica, sendo que os três primeiros casos foram identificados em São Paulo, em 1993. Desde então, mais 23 foram registrados. Dos 26 casos, 17 foram a óbito. Os casos foram registrados em São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e, agora, o Paraná.
O estado com maior número de casos é São Paulo (16), seguido por Rio Grande do Sul (5) e Minas Gerais (3). De 1993 a 1998, a OMS confirmou cerca de 400 casos de hantavirose nas Américas. Enquanto na Ásia o principal sintoma é a insuficiência renal, nas Américas é a insuficiência respiratória.





