Uma luz de esperança pode estar se acendendo na escuridão do túnel em que estão aprisionadas as escolas e, consequentemente, educadores e alunos por causa da violência. Em Londrina, um encontro realizado ontem envolveu Promotoria da Vara da Infância e Juventude, diretores de escolas públicas e particulares e representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação para juntos construírem uma nova relação professor-aluno. E essa novidade pode ser a aplicação da chamada pedagogia sistêmica, uma filosofia de trabalho baseada no entendimento de que essa relação é parte de um sistema. Quando as leis desse sistema são abaladas, surgem os problemas.
O médico mineiro Décio Oliveira e sua esposa, Wilma Oliveira, pioneiros no Brasil no estudo dessa filosofia, que surgiu na Alemanha em meados dos anos 1980 - pelas mãos do filósofo Berth Heringer - participaram do encontro e destacaram os pontos principais em que está assentada a pedagogia sistêmica. Décio explicou que essa abordagem entende que os grupos humanos estariam ordenados por três princípios básicos: o sentimento de pertencimento ao grupo, o equilíbrio nas relações e a percepção de hierarquia. ''Quando estes três princípios acontecem em uma situação de equilíbrio, as relações interpessoais são harmoniosas'', comentou o médico. Por outro lado, quando um dos princípios é quebrado acontecem os desequilíbrios, as transgressões e as atitudes agressivas.
Wilma garantiu que a pedagogia sistêmica seria perfeitamente aplicável à realidade das escolas brasileiras. Nem o tamanho das salas ou a realidade sócio-econômica dos estudantes seriam empecilhos. Bastaria para tanto que os professores fossem capacitados.
Caso haja o interesse das autoridades londrinenses, a filosofia pode ser colocada em prática já a partir do próximo ano. Se assim for, Londrina seria a primeira cidade da América do Sul a usar tal abordagem em suas escolas. E pode ser também a sede do 3º Congresso Internacional de Pedagogia Sistêmica, agendado para acontecer entre os dias 6 e 9 de novembro do ano que vem.

mockup