'Vilipêndio contra nós, os maduros'
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de janeiro de 2000
Vilipêndio contra nós, os maduros
A discussão sobre a campanha da Sukita também está na Internet, a rede mundial de computadores. Um e-mail, de autor desconhecido, que circulou entre os personagens desta reportagem é dirigido ao caro leitor de mais de vinte e oito anos. O texto diz que a campanha da Brahma é de vilipêndio contra nós, os maduros; que as pessoas de maior experiência são postas em situação ridícula...tendo os valores sócio-culturais, físicos e sexuais menosprezados por uma juventude sádica.
Às vezes o texto é irônico e bem humorado, mas traz muitas críticas ao comportamento da garota da propaganda. Sobre o filme do elevador, o autor escreve que a jovem conversa com o tio sem maiores delicadezas e em total desapego às regras da boa educação. No outro comercial, prossegue a mensagem eletrônica, a patricinha mantém uma festa questionável em seu apartamento sem a presença dos pais e em total desdém às normas condominiais. A jovem é chamada de pérfida criatura pela atitude da propaganda mais recente, onde pede a cadeira ao tio.
É claro que para o coroa sobram elogios. Ele é considerado cavalheiro, prestativo, que tenta amenizar problemas da vizinhança (no filme da festinha) e que ficou em situação embaraçosa na dramatização insana do último comercial da série. O autor do e-mail questiona o valor moral da campanha, que pode tornar as jovens pouco à vontade em manter um relacionamento com homens mais velhos. Ele propõe uma campanha para valorizar nossa idade: Não beba Sukita! Bebamos Fanta, Crush, cubaína (sic), Gin-ger-ale, suco de laranja ou até mesmo Redoxon.
A resposta veio na mesma moeda. Num outro e-mail, uma jovem de menos de 21 anos ataca já no título: Continue bebendo Fanta!. Ela afirma: a maioria de nós patricinhas é insistentemente perturbada por vocês maduros, que não tomando conhecimento da idade que possuem, muitas vezes se tornam inconvenientes e chatos. (R.B.N.)

