‘Vilipêndio contra nós, os maduros’
A discussão sobre a campanha da Sukita também está na Internet, a rede mundial de computadores. Um e-mail, de autor desconhecido, que circulou entre os personagens desta reportagem é dirigido ‘‘ao caro leitor de mais de vinte e oito anos’’. O texto diz que a campanha da Brahma é de ‘‘vilipêndio contra nós, os maduros’’; que as ‘‘pessoas de maior experiência são postas em situação ridícula...tendo os valores sócio-culturais, físicos e sexuais menosprezados por uma juventude sádica’’.
Às vezes o texto é irônico e bem humorado, mas traz muitas críticas ao comportamento da garota da propaganda. Sobre o filme do elevador, o autor escreve que a jovem conversa com o ‘‘tio’’ sem maiores delicadezas e em total desapego às regras da boa educação.’’ No outro comercial, prossegue a mensagem eletrônica, ‘‘a patricinha mantém uma festa questionável em seu apartamento sem a presença dos pais e em total desdém às normas condominiais’’. A jovem é chamada de ‘‘pérfida criatura’’ pela atitude da propaganda mais recente, onde pede a cadeira ao ‘‘tio’’.
É claro que para o coroa sobram elogios. Ele é considerado ‘‘cavalheiro’’, ‘‘prestativo’’, que ‘‘tenta amenizar problemas da vizinhança’’ (no filme da festinha) e que ficou em ‘‘situação embaraçosa’’ na ‘‘dramatização insana’’ do último comercial da série. O autor do e-mail questiona ‘‘o valor moral’’ da campanha, que pode tornar as jovens ‘‘pouco à vontade em manter um relacionamento com homens mais velhos.’’ Ele propõe uma campanha para ‘‘valorizar nossa idade’’: ‘‘Não beba Sukita! Bebamos Fanta, Crush, cubaína (sic), Gin-ger-ale, suco de laranja ou até mesmo Redoxon.’’
A resposta veio na mesma moeda. Num outro e-mail, uma jovem de menos de 21 anos ataca já no título: ‘‘Continue bebendo Fanta!’’. Ela afirma: ‘‘a maioria de nós patricinhas é insistentemente perturbada por vocês maduros, que não tomando conhecimento da idade que possuem, muitas vezes se tornam inconvenientes e chatos.’’ (R.B.N.)

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