Curitiba - O Parque Estadual de Vila Velha deve ser inaugurado na próxima quarta-feira. Maso secretário estadual do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, diz que isso não significa que o parque, fechado desde o dia 18 de janeiro, será reaberto para a população nessa data. ''Podemos inaugurar as obras, sem abrir o espaço para o público'', declarou.
O impasse da reabertura está sendo provocado pela ação movida por ambientalistas ainda na década de 70. A sentença da ação saiu no início da década de 90, mas não chegou a ser executada. No ano de 2000, os ambientalistas voltaram a reivindicar a execução da sentença, determinando que fossem demolidas do parque todas as construções que alteravam a paisagem natural, como lanchonetes, piscina, uma estrada e o elevador de Furnas.
No final do ano passado, houve um acordo acordo na Justiça. Os ambientalistas abriram mão de parte das decisões, como a demolição do elevador de Furnas, em troca de outros benefícios para o parque.
O que está atrasando a reabertura de Vila Velha é o cumprimento do acordo. A Secretaria de Meio Ambiente não sabe se o Ministério Público vai considerar que as obras já executadas atendem o acordo homologado no ano passado.

mockup