Vigilantes do Estado terão carteira profissional própria
Dimitri do Valle
De Curitiba
A Federação dos Vigilantes do Estado do Paraná promoveu ontem à tarde em Curitiba o lançamento oficial da carteira profissional da categoria. O documento tem a finalidade de combater o trabalho clandestino no setor de segurança privada. De acordo com estimativas da federação, cerca de 35 mil seguranças trabalham irregularmente no Estado. Os regularizados são aproximadamente 16 mil.
Para ter acesso a carteira, os vigilantes terão prazo de um ano para se cadastrar na sede dos sete sindicatos localizados no Paraná ou nas quatro delegacias da Polícia Federal. Quem for pego sem a carteira poderá ser detido e processo por exercício ilegal da profissão. O presidente da federação dos vigilantes, João Soares, acredita que a carteira vai moralizar a profissão.
Com a carteira profissional, a fiscalização e o combate ao trabalho clandestino ficarão facilitados, comenta Soares. O sindicalista prevê que num prazo máximo de um mês as primeiras carteiras já comecem a ser emitidas no Paraná. O presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura, disse ontem no ato de lançamento da carteira profissional que o documento significa para a categoria o atestado final de qualificação. Segundo ele, a carteira é uma credencial que permite ao vigilante atuar em qualquer Estado do País. Boaventura diz que a confederação tenta ampliar, junto ao Ministério da Justiça, o tempo de treinamento dos vigilantes, que hoje é de 120 horas. A pretensão é estender para 240 horas.





