Os 44 vigilantes contratados pela Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) iniciaram o trabalho de segurança nas 44 escolas e centros municipais de Educação Infantil nesta segunda-feira (16). Pela manhã, os profissionais foram apresentados aos diretores de cada escola e receberam orientações. Durante a tarde foram direcionados para a unidade no qual irão atuar para entender a rotina da escola. Eles trabalharão das 7h até o final da tarde.

A contratação dos 44 vigilantes faz parte do Programa Escola + Segura, que conta com outras nove medidas de prevenção à violência nas escolas municipais. Serão investidos anualmente cerca de R$ 4,5 milhões apenas com os vigilantes, através de um contrato de 10 anos assinado com a empresa Essencial Segurança. Os contratos serão renovados anualmente para evitar maiores problemas. A empresa vai fazer um acompanhamento entre a gestão escolar e os vigilantes.

A Prefeitura ainda está investindo mais R$ 2 milhões em obras estruturais como elevação de muros e instalação de grades e cercas elétricas nas 44 unidades escolares. Entre as medidas também estão a instalação de câmeras de monitoramento e a implantação do botão do pânico.

As mudanças para melhorar a segurança acontecem depois do ataque no colégio estadual Professora Helena Kolody, em 19 de junho, quando um ex-aluno de 21 anos atirou diversas vezes, matando o casal de estudantes Karoline Alves, 17, e Luan Augusto, 16

O prefeito Conrado Scheller destacou que esse não é o cenário ideal, mas que o governo entendeu que essa medida, mesmo sendo emergencial, é necessária para garantir o ambiente mais harmonioso possível. “É um investimento no qual teremos que fazer um remanejamento, mas entendemos como uma medida necessária nesse momento. Mesmo que um eventual invasor passe pelas barreiras físicas e esteja armado, teremos mais um garantidor de segurança dentro também. Estamos tentando instaurar o máximo de segurança e tranquilidade para mães, pais, alunos e equipe pedagógica”, detalhou.

“É um dia esperado por toda a comunidade escolar, tanto interna entre os professores e profissionais de educação, mas principalmente pelos pais das nossas crianças", disse Estela Camata, secretaria de Educação e Cultura.

"Trabalhamos e oferecemos esse serviço em outras escolas no Brasil, e aqui no Paraná é o primeiro município contemplando vigilante nas escolas. Através dessa parceria com a Prefeitura, escolas e diretores vamos garantir mais segurança e paz para essas crianças e tranquilidade para os pais”, afirmou Isaque Magalhães, supervisor de segurança da Essencial Segurança. (Com informações da Prefeitura de Cambé)