Vigilância começa a dedetizar bairro infestado por carrapatos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de julho de 2002
Phoenix Finardi<br> Reportagem Local 
Uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária esteve ontem no Jardim Novo Perobal (zona sul de Londrina) para fazer a dedetização das casas e quintais do bairro, que está infestado de micuins (larva de um tipo de carrapato de cavalo). Durante todo o dia homens aplicaram inseticida com uma bomba costal. ''Vamos fazer uma barreira cercando todo o bairro. Nossa previsão é dedetizar de 60 a 70 casas nesta primeira etapa'', explicou Valdemiro Giroldo, um dos técnicos. ''Depois, se for preciso, a gente volta.''
O inseticida é aplicado dentro e fora das casas. De acordo com os técnicos, logo que aplicação termina as pessoas podem voltar para as casas. O produto também é usado em animais e não é perigoso para o homem.
A medida, porém, não vai resolver o problema. As casas ficam ao lado de um fundo de vale. O mato está alto. As ruas não têm asfalto, as casas são de madeira e há animais por toda parte cachorros, porcos e muitos cavalos. ''Decidimos aplicar o inseticida porque a situação aqui está muito feia, mas sabemos que isso só vai diminuir a incidência dos carrapatos. Não vai acabar com eles definitivamente'', reconheceu o chefe da Vigilância, Marcelo Viana.
''A solução para o problema seria os moradores levarem os cavalos para outro local e aprenderem a fazer o manejo adequado dos animais'' apontou Vladimir Berlini, outro técnico.
Nem todos os moradores do Novo Perobal estão conscientes do risco que os animais oferecem. Cleusa Ferreira é vizinha de um carroceiro. Ele mantém o cavalo no quintal, nos fundos da casa. ''Os cavalos não têm nada com isso. Todo ano quando chega o frio os carrapatos aparecem'', afirmou. Ela culpa o mato que, segundo ela, tomou conta do fundo de vale. Cleusa mora no bairro há 12 anos.
Pelas ruas do bairro, grupos de crianças e cachorros se coçam o tempo todo. A picada do micuim forma pequenas feridas que costumam infeccionar. Poucas pessoas procuram ajuda no posto de saúde mais próximo, que fica no Jardim Itapuã. Nos últimos dez dias as enfermeiras atenderam apenas seis crianças do Novo Perobal com picadas de carrapato.
''É um número pequeno, nós sabemos que todos os moradores do bairro estão convivendo com o problema, mas eles não vêm até aqui'', lamentou a enfermeira Audrey Pazzoti. Ela contou que equipes do Programa de Saúde na Família e agentes comunitários percorrem semanalmente as casas do bairro fazendo visitas de orientação. Liderados pela associação do bairro, os moradores marcaram para amanhã um mutirão de limpeza. Eles vão recolher todo o lixo do local e também pretendem roçar o mato que fica no fundo do vale.


