O Grupo Ecológico Vida Verde de Cornélio Procópio, representado pela presidente Margit Boye, participou pela quinta vez consecutiva do intercâmbio sobre meio ambiente e cultura na Alemanha. Foram convidados somente quatro representantes do Brasil e o Vida Verde foi incluído pelo trabalho de educação ambiental que faz há 10 anos na região Norte do Estado.
Segundo Margit Boye, o intercâmbio é realizado anualmente desde 1989. Este ano foram escolhidos pelo intercâmbio o projeto escola de jardinagem para jovens de orfanatos em Blumenau (SC) representado pela paisagista Ana Holzer; projeto de reflorestamento do Parque da Serra da Bocaina no Rio de Janeiro (RJ), representado pela engenheira florestal, Ana Júlia Passold; e projeto de eco-biologia da Universidade de Joinvile (SC) representado pelo professor Rogério Francisco Passos.
‘‘Estes projetos mostraram mais interesse e garra, de maneira que o Ministério da Baviera decidiu apoiar’’, explicou Margit. Para isso, foi formada a Fundação Rugendas (Pintos Alemão, 1802-1858, que viajou pela América Latina) tendo o coordenador do intercâmbio Friederich Kauder como presidente, e dois conselheiros Ursula Reich e Hebert Shcmidt.
Eles são representantes da embaixada brasileira na Alemanha. Segundo Margit, os intercâmbios devem continuar.
Durante a estadia na Alemanha (de junho a julho), foram feitos contatos com escolas que fazem trabalhos no meio ambiente. ‘‘Na Universidade de Weihnstephan (Munique), por exemplo, conhecemos projetos de paisagismo, a biomassa como fornecimento de energia renovável e ainda agricultura orgânica. Também observamos ali, pesquisas no combate à seca do Piau풒, relatou Margit.
O grupo visitou ainda lugares históricos e participou do Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, onde foi apresentado o projeto Tamar, de proteção à tartaruga marinha. Estavam presentes o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Abdenur e o ministro de estado para Desenvolvimento do Meio Ambiente, Thomas Goppel. Dos grupos participantes do intercâmbio, o Vida Verde é o único não-governamental.

mockup