Com 126 anos de idade, dona Maria quase não vai ao médico. Seus únicos problemas de saúde são decorrência da idade avançada. A centenária parece ter descoberto uma poção mágica, pois registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados em 2003, apontam que a idade média do brasileiro, é de 69 anos.
O filho da ex-lavradora lembra que ela fumou por muito tempo e que teria abandonado o hábito já com 80 anos de idade. O médico do Hospital Cristo Rei de Astorga, Amadeo Almeida Filho, que já examinou dona Maria por diversas vezes, explica que ela faz um tratamento com medicamentos para controlar uma insuficiência cardíaca, mas que além disso, ela possui apenas um pouco de dificuldade com o funcionamento do intestino. ''Isso é próprio da idade dela. Nunca internei dona Maria e no geral ela tem uma saúde boa'', diz Filho.
Para o médico, a longevidade de dona Maria se deve a diversos fatores. ''Ela deve ter tido uma vida bem tranquila, nunca teve nenhuma doença infecto-contegiosa, comum nos anos em que viveu. Além disso, os fatores ambientais e psicológicos contribuem bastante para uma vida longa e de qualidade''.(F.B.)

mockup