Vice-reitor cumpre promessa de tirar a barba após divulgação
Leveza e frescor. Assim o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Márcio Almeida, definiu a sensação que sentiu ontem, ao raspar a barba que ficou sem fazer por seis meses. Ex-deputado estadual pelo Partido Comunista Brasileiro, atualmente Almeida não se considera mais um comunista. Tanto que rendeu-se a uma promessa: a de só usar o aparelho de barbear depois que terminasse todo o processo do vestibular.
Ontem, poucos minutos depois de divulgada a lista dos aprovados na Concha Acústica, o vice-reitor atravessou a Rua Piauí, dirigindo-se à galeria inferior do Centro Comercial, onde trabalha o barbeiro Moacir de Almeida, mais conhecido como Carioca. Foi a primeira vez que Moacir atendeu seu xará de sobrenome e foi a primeira vez que Márcio fez a barba fora de casa.
O vice-reitor contou que começou a deixar a barba crescer em janeiro, quando estava em férias. De volta ao trabalho a visita ao barbeiro foi sendo adiada até que tomou a decisão de só fazê-la quando todas as preocupações com o vestibular tivessem passado. Almeida admitiu que ontem a sensação da navalha afiada na pele teve também um gosto de vitória.
Este foi o vestibular mais difícil da história da universidade. Primeiro tivemos a morte da Ana Ito, presidente da Copese, em junho do ano passado. Em abril deste ano, perdemos o professor Reynaldo Ramon, que atuou como secretário-geral da Copese durante vários anos. Paralelamente, tivemos que escolher um novo parceiro, depois de 30 anos realizando o vestibular com a Fundação Carlos Chagas; e ainda houve as ameaças de não-realização do concurso, feitas pelo movimento de greve. Foram muitas preocupações, disse Márcio Almeida, aparentemente bem-humorado.
De barba feita, ele continuou comemorando o sucesso do concurso o maior realizado pela UEL no Bar do Jaime, ao lado da barbearia. Ali comeu pastel e tomou café, na expectativa de uma boa noite de sono, depois de muitas sem dormir nos últimos meses.





