Nesta época do ano, há um aumento considerável no fluxo de pessoas e veículos em toda a cidade. Diante disso, os problemas do trânsito também ganham mais visibilidade e têm sido alvo de reclamações de muitos londrinenses, principalmente os pedestres.
No Lago Igapó 1, na zona sul da cidade, os riscos se acentuam ainda mais pela presença de crianças. Desde a abertura da Rua da Canoagem para o trânsito de veículos que vêm da Avenida Souza Naves, a cena de condutores em alta velocidade é comum, principalmente nos finais de semana.
Isso ocorre pela imprudência de alguns motoristas, mas principalmente pela falta de sinalização de limite de velocidade. Desde a mudança na pista, em março deste ano, nenhum placa indicativa foi fixada no local. São 700 metros a partir da travessia elevada de pedestres da Avenida Souza Naves até a rotatória da barragem do Igapó.
''Tem que ter placas indicando o limite máximo de velocidade porque tem muito motorista que não respeita'', diz Vânia Cristina Klem, que estava passeando pelo Lago Igapó 1 na companhia do marido e da filha Gabriele, de 3 anos.
O vendedor de caldo de cana Claudiney Aparecido Caberlin, que está no local há 10 anos, afirma que já presenciou acidentes e até um atropelamento vitimando uma criança. ''É um absurdo. Todo mundo abusa. Eu que estou aqui diariamente, digo com toda certeza que muitos motoristas passam em alta velocidade, sem considerar que é uma área de lazer e que sempre está movimentada'', diz.
Caberlin aponta também a falta de estrutura. ''Todo mundo sabe que muitas famílias vêm passar o dia aqui. É a principal área de lazer de Londrina, mas não tem o cuidado que merece. Tinha que ter banheiros limpos e policiais dia e noite garantir a segurança dessas pessoas'', declara. Outro vendedor de caldo de cana, Elias Antônio Ferreira, ressalta que além do abuso da velocidade alguns motoristas também andam na contramão.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), define no artigo 61 que ''A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito''. No parágrafo 1º fica estabelecido que onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será nas vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
Travessia arriscada
No Lago Igapó 2, a reclamação dos frequentadores é em relação à faixa de pedestres. Com o recapeamento da pista, não há nenhuma sinalização horizontal entre as rotatórias da Avenida Maringá com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e Rua Professor Joaquim de Matos Barreto.
''Venho caminhar todos os dias e tenho que contar com a boa vontade dos motoristas para conseguir atravessar. Esse local é movimentado o dia inteiro e deveria estar adequado para garantir a segurança dos pedestres'', ressalta o aposentado Aridel Nascimento, ao sugerir a pintura da faixa de pedestres no centro do canteiro e não tão próximo às rotatórias. ''Seria mais seguro e com espaço para os motoristas respeitarem a faixa'', diz.
A diarista Meire Ferreira Vieira, que frequenta o local pelo menos duas vezes na semana, também compartilha da mesma reclamação. ''É complicado. Por não ter faixa de pedestre, ninguém para para a gente atravessar'', afirma.
Estudos
O diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Diógenes Gonçalves explica que existe um projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). ''A faixa de pedestres também é incluída neste planejamento do sistema viário, mas uma equipe verificará esse trecho imediatamente para que a faixa de pedestre seja providenciada o quanto antes'', confirma.
Em relação à Rua da Canoagem, Gonçalves garante que fará um estudo na via para implantação das placas. ''A demanda de trabalho é grande, mas me comprometo a verificar o local e providenciar a adequação o mais rápido possível, ainda neste ano, pois entendo que a ocupação dessas áreas cresce muito neste período do ano'', afirma, ao ressaltar que o limite máximo de velocidade para a via é de 40 km/h.

mockup