Moradora da Zona Rural de Arapongas, a estudante universitária Bruna Laguna, 21, costumava enfrentar um obstáculo quase intransponível no primeiro ano de faculdade. Sem conexão à internet na propriedade rural onde mora, ela tinha que enfrentar viagem de quase uma hora, de ônibus, para ir à lan house mais próxima acessar conteúdos de aulas que os professores mandavam por e-mail.
Com a instalação de um modem 3G via celular, as dificuldades foram amenizadas. Problemas para conseguir sinal e a velocidade de conexão, entretanto, continuam atrapalhando a rotina da estudante. ''Se tenho que fazer download ou assistir um vídeo, preciso me programar com antecedência e deixar baixando'', conta.
Em casa, a família testou o equipamento em vários pontos até encontrar sinal. Com isso, Bruna pode finalmente frequentar as aulas em situação semelhante à dos colegas urbanos. ''No início do curso, a falta de internet me atrapalhou muito.'' ((C.A.)

mockup