O viaduto da Avenida Dez de Dezembro, no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, em Londrina, será inaugurado nesta sexta-feira. A estrutura com custo final aproximado de R$18,1 milhões entra em funcionamento com todas as alças de acesso, desafogando o tráfego na principal via de ligação entre as regiões sul e norte de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Viaduto da Dez de Dezembro será liberado nesta sexta
| Foto: Vivian Honorato / N.Com

O viaduto vai reduzir o tempo de trajeto no cruzamento da Dez de Dezembro com a Leste-Oeste, especialmente no horário de maior movimento, entre 17h30 e 18h30. Na nova pista, superior, permanece o motorista que for seguir pela via expressa, desafogando o fluxo de veículos na rotatória, que segue na pista antiga. As informações são da prefeitura municipal.

Dados do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) mostram que, somente no horário de pico, o trecho recebe 2.000 veículos por hora, em cada sentido da Dez de Dezembro. Pela Leste-Oeste e também pela avenida Theodoro Victorelli, são outros 600 veículos por hora. Isso totaliza 5.200 veículos trafegando no cruzamento, no decorrer de 60 minutos.

O novo viaduto é uma das maiores obras viárias da cidade, com 3.337m² de área construída e 277 metros de extensão, sendo 161 metros só do viaduto e outros 116m das duas rampas de acesso. A 5,5 metros do solo, a pista superior atinge 7,5 metros de altura, e a obra contemplou cerca de 16.800 m² de área pavimentada. Para executar esta intervenção urbana, a Prefeitura contou com financiamento do Programa Pró-Transporte, em recursos oriundos do governo federal somados à contrapartida do Município.

A obra teve início em agosto de 2018 e deveria ter sido entregue em novembro de 2019. O prazo foi prorrogado quatro vezes.