A construtora Hejos, responsável pela obra do viaduto no cruzamento da avenida Dez de Dezembro com Leste-Oeste, na região leste de Londrina, pediu mais 72 dias de prazo para entregar a obra. De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, o pedido de prorrogação teve inúmeras questões como justificativas, incluindo o atraso de materiais vindos da China, por conta dos protocolos de segurança em relação ao Covid-190 (novo coronavírus).

Empresa responsável pela obra entrou com mais um pedido de prorrogação do prazo
Empresa responsável pela obra entrou com mais um pedido de prorrogação do prazo | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

A obra foi iniciada em agosto de 2018 e deveria ser concluída em novembro de 2019, mas houve um aditivo no contrato tanto de prazo (120 dias em junho) quanto em valores (acréscimo de R$ 504 mil). A data final para entrega do viaduto seria no próximo dia 27 de março.

“Não temos como afirmar que não vamos aceitar. Se houver justificativa plausível, aí foge da nossa vontade”, comentou Verçosa. O pedido feito na semana passada pela construtora foi encaminhado para a secretaria municipal de Gestão Pública e na quarta-feira (4) foi repassado para o setor de fiscalização da secretaria de Obras.

“Vamos fazer uma análise criteriosa desses elementos apresentados pela empresa e dentro de três dias úteis vamos ter um parecer técnico. Achamos um pouco excessivo esse prazo e vamos tentar reduzi-lo. É uma obra que aguardamos há muito tempo e que é muito importante para a cidade”, ressaltou.

Na última medição realizada no início de fevereiro, 72% do serviço estavam concluídos. Verçosa explicou que a parte principal da obra está praticamente toda executada. “Já estão retirando as escoras da primeira parte do norte para o sul, o que quer dizer que há condições de começar a trabalhar embaixo do viaduto. Mas há muitos outros detalhes, como rampas de acesso, ajardinamento, sinalização, iluminação pública. É um pacotão de coisas para fazer. Com muita paciência vamos ter essa obra entregue.”