O viaduto no cruzamento das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, em Londrina, deve ficar pronto até o fim de junho, segundo projeções do secretário municipal de Obras, João Verçosa, exceto se houver chuvas, que podem atrasar esse cronograma. “Estive esta manhã (8) na obra e estamos finalizando a capa asfáltica sentido região sul para a região norte. Foi feito o aterro da rampa de acesso, fizemos a base e compactamos. Aplicamos a primeira camada de binder ( camada de ligação que vem logo abaixo da capa asfáltica) e também a segunda camada, que é a capa asfáltica que foi aplicada em toda extensão do viaduto inclusive nas rampas de acesso”, detalhou o secretário, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira.

Imagem ilustrativa da imagem Viaduto da Dez de Dezembro deve ficar pronto até o fim deste mês
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

No sentido norte para o sul o trabalho não foi concluído em função das chuvas, mas Verçosa informou que a compactação do terreno e a aplicação da brita graduada estão sendo finalizadas e essa pista também receberá duas camadas asfálticas. Também está sendo executada a obra de um guard-rail com 40 metros de extensão, a instalação de guarda corpos no viaduto e a implantação de calçadas no trecho.

“Até o fim do mês concluiremos toda a parte do contrato, mas estão sendo feitos também ajustes finos o que deve extrapolar o prazo previsto. Será realizada a pintura do viaduto que não estava prevista no contrato. A implantação do gramado no canteiro também não estava no contrato e tudo isso terá continuidade mesmo após a conclusão do viaduto”, apontou.

PRAZO

A ordem de serviço para a construção do viaduto foi assinada em 24 de agosto de 2018, com início dos trabalhos em setembro. Os serviços deveriam ter sido concluídos em 15 meses, no entanto, problemas climáticos e questões técnicas de solo acabaram atrasando o cronograma, segundo a empresa responsável pelos serviços.