Mais 30 dias e o viaduto da avenida Dez de Dezembro, na zona leste de Londrina, será totalmente liberado para o tráfego de veículos e pedestres. Essa é a expectativa da prefeitura municipal e de toda a população. Por enquanto, somente a parte inferior da obra, que faz a ligação entre o centro e a zona leste da cidade, está liberada.

Imagem ilustrativa da imagem Viaduto da Dez de Dezembro começa a ‘absorver’ o trânsito

A abertura dessas pistas aconteceu no sábado (16) e na manhã desta segunda (18) a FOLHA foi ouvir alguns condutores e trabalhadores do entorno. Apesar da liberação parcial, as apostas já são na fluidez no trânsito. Na opinião do motociclista Carlos Henrique Guimarães, “o trânsito já está começando a fluir melhor e muitos motoristas vão poder dirigir melhor pela rotatória, principalmente nos horários de pico. Já demorou bastante essa obra, agora falta abrir a parte de cima para ficar bom mesmo”, comentou.

Para o frentista Alex Bordin, nos horários de maior fluxo de veículos muitos motoristas ainda poderão ficar confusos. “Tem que melhorar a sinalização. Até agora de manhã não vi nenhuma equipe orientando e fiscalizando o trânsito. Não deveria ter?”, opinou o funcionário, que também reclamou que o acesso ao posto para quem vem da zona sul sentido zona norte foi prejudicado. “Agora tem que fazer o retorno pela avenida Theodoro Victorelli”.

A nutricionista Kassia Longo passa pelo local pelo menos duas vezes na semana, mas somente nesta segunda é que ela "descobriu" que o trecho inferior havia sido liberado. Ela é de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). “Até dei a volta por fora, achando que estaria interditado. Fiquei um pouco assustada em um trecho da Dez de Dezembro sobre prosseguir ou não, mas agora que já passei por aqui será tranquilo na próxima vez. O trânsito fica bem melhor", afirmou.

ACESSOS

Com a abertura de parte do viaduto, os motoristas podem descer pela avenida Leste-Oeste e seguir pela avenida Theodoro Victorelli e fazer o trajeto de volta, ou seja, da região Leste para o Centro. O trânsito continua liberado na avenida Dez de Dezembro no sentido zona sul à zona norte da cidade.

Ao anunciar a abertura das pistas, o prefeito Marcelo Belinati lembrou que a obra é aguardada há pelo menos 30 anos pelos londrinenses e, que se trata “de um dos pontos de maior fluxo da cidade, por onde chegam a trafegar mais de 16 mil veículos por hora nos momentos de pico”. A rotatória da avenida Dez de Dezembro estava parcialmente fechada desde o segundo semestre de 2018.

CONCLUSÃO

O prazo de mais um mês para a conclusão da obra foi citado pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa. Ele detalhou que 95% do serviço já foi concluído e que restam ser executadas as rampas de terra armada, instalação do forro e pavimentação.

Por nota, a assessoria de comunicação da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que a instalação de placas de sinalização vertical será feita nesta segunda, pela construtora que executa a obra. Em relação à presença de equipes no local, a Companhia respondeu que agentes estão no local monitorando o trânsito e que um patrulhamento ostensivo vem sendo feito no entorno.