Obras, que incluem pavimentação asfáltica, sinalização viária e faixas elevadas, devem ser concluídas em 15 dias
Obras, que incluem pavimentação asfáltica, sinalização viária e faixas elevadas, devem ser concluídas em 15 dias | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Bastam alguns minutos no cruzamento da rua Luiz Lerco com Francisco Salton, no jardim Terra Bonita, zona sul de Londrina, para perceber a confusão do trânsito no local. A primeira via é mão dupla em seus dois trechos, divididos por um canteiro, e apesar de ser a que recebe maior fluxo de veículos, a considerada principal é a segunda rua. Num bairro que vem recebendo cada vez mais edificações, estes são apenas alguns dos problemas relacionados à mobilidade na região.

Buscando resolver parte destas demandas, o município iniciou nesta quarta-feira (31) intervenções na localidade. Trecho de uma das partes da Luiz Lerco que não era asfaltado receberá pavimentação com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado A Quente) e neste lugar vai ser instalado um retorno para quem precisa adentrar os condomínios. Além disso, a rua terá a sinalização viária refeita, tornando-se binária, com o sentido PR-445 sendo utilizando somente para quem desce e o outro, em direção ao centro, para quem sobe.

“Onde termina uma das pistas não tem saída e teremos esta obra para interligar os dois lados. Feito isto, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai fazer sinalização e a rua Luiz Lerco vai passar a ser a preferencial, já que hoje é uma transversal. Esperamos que com isso consigamos melhorar, pois é um ponto com muito fluxo, principalmente a noite, por conta das universidades. Confunde e gera transtornos para muitas pessoas”, explicou João Verçosa, secretário de Obras e Pavimentação.

ACIDENTES
Os trabalhos serão feitos por servidores da prefeitura. Nesta terça, eles estavam retirado caminhões de terras e as pedras que darão sustentação ao asfalto já foram despejadas. A via, do lado em que estão muitos terrenos vazios, foi impedida logo abaixo da rua Engenheiro José Adalberto Nogueira de Azevedo. “É um serviço relativamente rápido e acreditamos que seja finalizado em, no máximo, 15 dias. Assim que isso ocorrer vamos liberar o trânsito”, destacou.

A melhoria na rua é reivindicação antiga dos moradores do entorno e de motoristas. Há sete anos vivendo num apartamento situado na via, o aposentado Biassino Luiz da Silva afirmou que são constantes acidentes na localidade. “Isso já era para ter arrumado há muito tempo. Até pessoas morreram na Luiz Lerco. Transitam com velocidade alta e o correto também seria a instalação de quebra-molas para obrigar os motoristas a diminuírem a velocidade, pois isso não é pista de corrida”, sugeriu.

Segundo o gerente Adriano Aparecido da Silva, síndicos de prédios da região se reuniram recentemente com integrantes do poder público solicitando providências. “É uma dificuldade em dia de mudança, porque o condutor que sai da garagem, por exemplo, precisa ir com o carro quase no meio da rua para ter visualização, entretanto ela é mão dupla e nisso acontece a batida”, contou. “Temos muita dificuldade e esta obra vai melhorar, dar mais segurança para todos”, opinou Barbará Carriel.

TRAVESSIAS
Ainda está prevista para a Luiz Lerco a construção de duas faixas elevadas para conter a velocidade praticada. “Estas travessias ficarão em dois pontos distintos. Vamos colocar placas indicando a velocidade máxima permitida. Estamos trabalhando com a possibilidade de controle por radar. Os moradores pediram análise quanto à sinalização das ruas do entorno e isso foi feito e está no cronograma da CMTU. Nos colocamos à disposição dos populares para ir acompanhando a evolução do trânsito após as medidas”, elencou Roberto Alves Lima Júnior, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

A velocidade máxima permitida para a rua Luiz Lerco, a partir de projeto do Ippul, é de 40 quilômetros.

FLUXO

De acordo com o presidente do Ippul, o órgão planeja uma grande intervenção viária para a região da rua Luiz Lerco, com duplicação de toda a via do trecho em frente a uma universidade particular até a avenida Octávio Genta, fazendo uma conexão até a PR-445. “Esperamos que com esta obra consigamos direcionar melhor o fluxo de estudantes de universidades, com acesso direto à rodovia, sem precisar ter que ficar entrando pelos bairros.”

O projeto está atualmente na secretaria de Obras para aprovação de laudos complementares, que permitirão orçar todo o trabalho previsto e confeccionar o cronograma. “Como temos terrenos que ainda não foram parcelados, têm loteadores que vão antecipar a doação de parte dos espaços para o município, para a execução desta infraestrutura. Existe uma preocupação das construturas de resolver esta situação e existe uma alta demanda por vagas de estacionamento”, ressaltou. Ainda não há prazo para a licitação prevendo estes serviços ser lançada.

mockup