Via alternativa
facilitaria
acesso às praias
A construção de uma via alternativa entre Pontal do Sul e Praia de Leste é uma antiga reivindicação dos moradores da região. Segundo o prefeito de Pontal do Paraná, Hélio de Queiroz (PTB), a solução tem sido discutida desde 1997 com técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).
A primeira alternativa estudada foi a duplicação da PR-407, mas ela foi descartada por peritos. ‘‘A duplicação seria inviável por causa do custo da obra. Teríamos que fazer desapropriações, o que deixaria a obra num valor muito elevado’’, alegou. A segunda alternativa, já aprovada pelo Estado, seria a criação de uma nova rodovia, 800 metros para frente da PR-407, para auxiliar no tráfego de veículos. O projeto teria sido orçado em cerca de R$ 12 milhões. ‘‘Os recursos já estão disponíveis no orçamento para este ano. Mas vai depender de vontade política’’, declarou.
Uma das preocupações do comércio local é de que os constantes congestionamentos acabem retirando os turistas das praias paranaenses. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, Luiz Carlos Alves, disse que a falta de infra-estrutura e de obras poderá decretar a falência do litoral paranaense. ‘‘O governo estadual precisa sair das promessas e partir para os investimentos’’, afirmou ele.
A assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes informou que não tem conhecimento de que a construção da nova estrada esteja inserida no orçamento do Estado para este ano. Mas reafirmou a intenção de iniciar as obras quando os recursos estiverem disponíveis. (L.P.)