Lúcio Flávio Moura
De Londrina
Com as provas de conhecimento específico (a excessão dos candidatos a pedagogia que foram dispensados do segundo dia), termina hoje o vestibular do Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon), que abre 890 vagas em nove cursos. No total, se inscreveram para as provas 725 candidatos. A lista dos aprovados será divulgado a partir das 16 horas da quarta-feira. As matrículas deverão ser feitas na quinta e na sexta-feira
O concurso começou ontem, sem a ocorrência de incidentes e atrasos. Segundo a coordenadoria do vestibular, o índice de abstenção foi ‘‘insignificante’’.
As provas de ontem ᖠdivididas em 50 questões de múltipla escolha e uma dissertação – avaliaram conhecimentos em português, inglês, conhecimentos gerais e redação.
Diferente do perfil dos vestibulandos das universidades locais, o Cesulon praticamente não conta com concorrentes de outros Estados e nem mesmo de outras regiões do Paraná. Cerca de 80% dos que estiveram ontem no prédio sede das faculdades, na Avenida Juscelino kubistchek, na área central, eram moradores da cidade. ‘‘Os outros 20% vivem nos municípios vizinhos a Londrina’’, estimou Vera Lúcia Ednenique, coordenadora do vestibular.
Milton Casaroli Neto, 18 anos, disse que a facilidade (ele gastou apenas 90 minutos para resolver todas as questões conscientemente) da prova de ontem lhe deu esperanças de entrar ainda este ano para a vida universitária. ‘‘Me esforcei em quatro vestibulares da UEL e não fui feliz. Agora chegou minha vez’’, disse o candidato à ciências biológicas, que pela primeira vez presta o concurso do Cesulon.
Para Casaroli Neto, as provas, formuladas por uma junta de professores da própria instituição, foram bem elaboradas. No entanto, ele tinha uma reclamação. ‘‘O tema da Redação estava muito subjetivo’’, avaliou. A dissertação de 25 linhas foi sobre versos de uma canção de Lulu Santos: Nada do que foi será / Do jeito que já foi um dia / Tudo passa /Tudo sempre / Passará. Ontem à tarde terminou o vestibular da Universidade Norte do Paraná (Unopar).