|
  • Bitcoin 102.490
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 11/06/2022, 08:00

Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná começa no domingo

Os 780 inscritos concorrem a 52 vagas nas sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná

PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de junho de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Curitiba - O 21º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná será realizado neste domingo (12) e na segunda-feira (13). . Os 780 inscritos concorrem a 52 vagas nas sete universidades estaduais e na UFPR (Universidade Federal do Paraná), para ingresso em 2022. Nesta edição, houve acréscimo de 40% nas inscrições, em relação ao ano passado, quando 550 indígenas participaram do vestibular.

Imagem ilustrativa da imagem Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná começa no domingo Imagem ilustrativa da imagem Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná começa no domingo
|  Foto: Divulgação - UEM
 

As provas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha. No primeiro dia, haverá prova oral de Língua Portuguesa e, no segundo, questões objetivas sobre conhecimentos gerais e redação. O resultado será divulgado em 1º de julho.

 Esta edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná é coordenada pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em parceria com a Cuia (Comissão Universidade para os Povos Indígenas) e a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

A ação tem o apoio das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e a UFPR.

ETNIAS

No Paraná, vivem mais de 25 mil pessoas indígenas pertencentes a diferentes etnias, como Kaingang e Guarani, além de familiares descendentes dos Xetás e Xoklengs. Atualmente, 265 estudantes indígenas estão matriculados em cursos de graduação, a partir dessa modalidade diferenciada de vestibular. Até 2021, 166 alunos concluíram os cursos, em diferentes áreas do conhecimento. (Com informações da AEN)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1