Curitiba - O 21º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná será realizado neste domingo (12) e na segunda-feira (13). . Os 780 inscritos concorrem a 52 vagas nas sete universidades estaduais e na UFPR (Universidade Federal do Paraná), para ingresso em 2022. Nesta edição, houve acréscimo de 40% nas inscrições, em relação ao ano passado, quando 550 indígenas participaram do vestibular.

Imagem ilustrativa da imagem Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná começa no domingo
| Foto: Divulgação - UEM

As provas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha. No primeiro dia, haverá prova oral de Língua Portuguesa e, no segundo, questões objetivas sobre conhecimentos gerais e redação. O resultado será divulgado em 1º de julho.

Esta edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná é coordenada pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em parceria com a Cuia (Comissão Universidade para os Povos Indígenas) e a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

A ação tem o apoio das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e a UFPR.

ETNIAS

No Paraná, vivem mais de 25 mil pessoas indígenas pertencentes a diferentes etnias, como Kaingang e Guarani, além de familiares descendentes dos Xetás e Xoklengs. Atualmente, 265 estudantes indígenas estão matriculados em cursos de graduação, a partir dessa modalidade diferenciada de vestibular. Até 2021, 166 alunos concluíram os cursos, em diferentes áreas do conhecimento. (Com informações da AEN)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1