Vestibular da UEL tem 25 mil inscritos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Mais de 25 mil candidatos estão inscritos no vestibular para disputar as 3.050 vagas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Medicina é o curso mais concorrido com 64,71 por vaga. O Manual do Candidato está disponível na internet, uma vez que a recém-encerrada greve dos Correios pode atrasar a entrega.
A primeira fase será no dia 11 de novembro e a segunda, de 9 a 11 de dezembro. A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) confirmou ontem o registro de 25.360 inscrições. Este número poderá crescer com a chegada de comprovantes de pagamento da taxa de inscrição enviados por agências bancárias e lotéricas.
Do total de inscrições, 15.426 são pelo sistema universal e 9.934 por cotas (8.630 de escolas públicas e 1.304 autodeclarados negros). A relação candidato/vaga não apresentou surpresas, com uma vaga em medicina sendo disputada por 64,71 candidatos. Os outros cursos mais disputados são direito, psicologia e veterinária. ''São cursos que historicamente têm concorrência forte'', afirmou o coordenador da Cops, Silvano César da Costa.
Vinte e sete das 64 modalidades - incluindo os diferentes turnos e habilitações dos 42 cursos - apresentaram concorrência maior no sistema de cotas para estudantes de escolas públicas do que no universal. Os cursos de física (noturno), letras - língua espanhola (vespertino) e letras - língua inglesa (vespertino) não tiveram inscritos no sistema de cotas para negros. A divulgação dos locais de prova será no dia 31 de outubro.
O manual e a relação de candidatos por vaga estão disponíveis no site www.cops.uel.br.


