Imagem ilustrativa da imagem Vestibular da UEL: cinco cursos com mais de 30 candidatos/vaga
| Foto: Arquivo FOLHA

Pelo menos cinco cursos de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) terão disputa acirradíssima no Vestibular 2021 que será realizado em 14 de março de 2021, em fase única.
Segundo relação candidato/vaga, disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (https://www.cops.uel.br/v2/Selecao/DetalharSelecao/Selecao/255) , os cursos mais concorridos são medicina (264,68 candidato/vaga); biomedicina (48,88); psicologia (38,3); ciência da computação (31,14) e design gráfico (30,64).

As maiores concorrências são todas pelo Sistema Universal. A UEL registrou um aumento de mais de 20% no total de inscritos em relação ao ano passado , totalizando 27.432 candidatos.

Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos, a grande procura pela UEL reflete a preferência pelo Ensino Superior Público, em virtude da grave crise econômica e financeira do país. Outros fatores como a realização do concurso em um único dia e o deslocamento da prova para março, não coincidindo com outras Instituições, acabaram corroborando para um aumento expressivo de candidatos.

Ela explica que somente o curso de medicina representa 40% do total de inscritos. São 11.682 candidatos que disputarão as 80 vagas oferecidas. Segundo a professora, houve uma procura expressiva pelo curso de Medicina, que no último concurso registrou menos de 8 mil inscritos.

A coordenadora explica que a equipe da Cops já está trabalhando na organização e logística do concurso. Até a próxima semana deverá ser definido o ensalamento, com as respostas das instituições que poderão ceder os espaços. “Nossa preferência é centralizar todo o concurso em Londrina, mas se for necessário vamos ter de partir para outras cidades”, explica ela.

Para garantir o distanciamento seguro entre candidatos e fiscais, as salas serão ocupadas em 50%. Dessa forma, a UEL deverá abrigar 3,5 mil candidatos. Já está definido o uso de salas de várias escolas estaduais de Londrina, além da PUC; Unopar, Unifil, ITFPR e UFPR.

Por causa da quantidade de inscritos e da necessidade de distanciamento, serão 1,4 mil salas em locais de prova e cerca de 4 mil pessoas envolvidas na aplicação, fiscalização, limpeza, segurança, transporte e pessoal de apoio. “O candidato pode ficar tranquilo porque todas as recomendações sanitárias são seguidas para garantir a segurança dele e de todo o pessoal envolvido”, afirma Garcia. (Com informações da Agência UEL)