Vestibular 2012 da UEL reúne mais de 25 mil candidatos
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de outubro de 2011
Redação FolhaWeb com Agência UEL 
A primeira fase do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizada hoje (30), em Londrina, terminou com 5,9% de ausentes, o equivalente a 1.483 candidatos. Apenas quatro vestibulandos se atrasaram e perderam a avaliação.
Os candidatos que desejarem ter em mãos a prova da primeira fase podem apanhar o Caderno de Questões, ainda hoje, local de provas, entre as 19h30 e 20h. A partir das 20h será divulgado o Gabarito Oficial, no site da Cops.
Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Elaine Mateus, o índice de abstinência é menor que o do ano passado, quando 6,3% dos candidatos não realizaram a prova.
Ainda conforme Elaine, a avaliação transcorreu com normalidade e mostrou o comprometimento dos vestibulandos com o ingresso à universidade, uma vez que muitos candidatos visitaram os locais de prova ontem e tantos outros chegaram antes do meio-dia de hoje para esperar a hora de entrar nas salas.
A coordenadora da Cops não soube precisar quantos atendimentos médicos foram realizados, mas informou que poucos candidatos passaram mal, a maioria teve queda de pressão em razão do nervosismo.
Ainda conforme Elaine Mateus, 50 vestibulandos com algum tipo de deficiência realizaram uma prova especial na UEL. Vinte e cinco apresentavam algum tipo de deficiênia visual, uma candidata era completamente cega e outros 24 eram deficientes auditivos.
Onze realizaram a prova por meio de leitura labial e 13 usaram a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A candidata cega utilizou um software, disponibilizado pela UEL, que lê a prova, que conta com fórmulas matemáticas em braile e uso de barbantes e lantejoulas nas imagens para auxiliar o tato da candidata.
A prova
Nesta primeira fase, os vestibulandos responderam a 60 questões de múltipla escolha. A UEL oferece 3.100 vagas em 64 cursos de graduação, considerando turnos e as habilitações. O Vestibular 2012 soma 25.116 inscritos.
Cronograma da Segunda Fase
Serão três dias de provas em novembro, considerando as habilidades específicas (direcionadas a candidatos de cinco cursos), sendo que a grande novidade são questões discursivas e interpretativas.
No dia 20 - Provas de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Estrangeira e Redação, com no mínimo duas e no máximo quatro propostas de temas, mínimo de 20 e máximo de 25 linhas, além de 20 questões objetivas de língua portuguesa e literaturas brasileira e portuguesa e 10 questões de língua estrangeira;
No dia 21 - Prova de Conhecimentos Específicos: 12 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná;
No dia 22 - Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Música.
Com informações do repórter Marcos Roman.
(Atualizada às 17h47)


