Cascavel - Uma comissão de vereadores se reuniu com o delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial (SDP), Valmir Sóccio, para pedir que ele ajude no trabalho de reativação da delegacia Antitóxicos. Cascavel já contou com uma delegacia especializada, mas ela está desativada há cerca de dois anos, desde que o delegado foi transferido para outro município. O grupo deverá pedir também o apoio do prefeito Edgar Bueno (PDT).
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Adelino Ribeiro, lembrou que no pequeno período em que a delegacia especializada permaneceu em funcionamento – menos de um ano –, mais de 40 traficantes foram presos. O vereador alerta que há muito tempo Cascavel vem servindo como rota para o tráfico de drogas e que pouco tem sido feito pela Secretaria de Segurança Pública para que esse quadro seja revertido. ‘‘Os traficantes já atuam dentro das escolas. Isso não podemos permitir. A Antitóxicos é de extrema importância’’, ressalta.
O presidente da Comissão de Segurança observa que a quantidade de presos da cadeia pública de Cascavel ligados ao tráfico de drogas demonstra a realidade de Cascavel. Segundo ele, 30% dos homens e 70% das mulheres estão presos por tráfico de drogas. Além disso, no depósito da 15ª SDP, estão armazenados à espera da incineração mais de 1,5 mil quilos de drogas, entre maconha, cocaína e outras.
O delegado Valmir Sóccio concorda com a necessidade de reativação da Antitóxicos, mas explica que a falta de estrutura, principalmente de funcionários, impede que isto aconteça a curto prazo. Ele completa que outros municípios possuem a delegacia ‘‘no papel’’, mas a mesma não funciona. ‘‘Acho que o ideal seria buscar ajuda também da Polícia Federal’’, frisa.

mockup