Veranistas tomam banho em locais com água poluída
Veranistas tomam banho em
locais com água poluída
José SuassunaRenato Padilha em MatinhosOs turistas e veranistas que frequentam os principais balneários do Paraná muitas vezes deixam de prestar a atenção nas placas sobre a qualidade da água do mar que são afixadas nos 94 quilômetros de extensão das praias. Não existe qualquer tipo de fiscalização.
A dona de casa Mônica Lugarini, de 34 anos, estava em local impróprio para o banho em Matinhos com dois filhos e um sobrinho. Ela diz que não percebeu a placa dizendo que o local era impróprio para o banho. Nem vi a placa, mas como em Caiobá o mar estava muito bravo, resolvemos vir para cá, conta ela. Mônica alega que já viu fezes no mar. Isto aqui parece uma privada para banho, brinca. Ela ainda reclama da falta de segurança, saneamento e de qualidade de vida no litoral paranaense.
O casal Renato Padilha, pintor de 32 anos, e a dona de casa Tânia Mara Maneiro, 37, resolveram tomar banho no início de Matinhos por achar o local bonito. Eles também não perceberam a placa de sinalização de água inadequada. Percebi que a água estava bem poluída, suja mesmo. Mas achei que a água estava assim em todo o litoral, diz Padilha. Eu estava pensando que dá um medão de tomar banho aqui. Mas já que gastamos para vir até a praia, o jeito é entrar na água e deixar os filhos brincarem, declara. Apesar dos riscos de contaminação e doenças, eles resolveram permanecer no local com os dois filhos, um de 3 e outro de 9 anos.
A catadora de latas Ana Serafim Alves, de 48 anos, nativa de Pontal do Paraná, costuma sentar perto dos canais de esgoto no balneário Ipanema para lavar as latinhas que recolhe diariamente. Ela diz que não teme pegar qualquer tipo de doença. Descanso por aqui, fico sentada na praia. Não tenho medo, sei que tem esgoto nesta água, mas é um lugar tranquilo, com poucos banhistas por perto, justifica ela. (L.P.)





