Uma ventania de cerca de 75 km/h causou diversos estragos nesta sexta-feira (20) em Londrina. De acordo com informações da Copel (Companhia Paranaense de Energia), pelo menos 15 mil domicílios estão sem energia elétrica no município.

A Defesa Civil informou que ao menos sete pontos em Londrina registraram ocorrências. No Vivi Xavier (zona norte), moradores de uma residência solicitaram lona devido a um destelhamento. Outras sete ocorrências sobre quedas de árvores foram atendidas, até as 17h, nas regiões norte, central, leste e no distrito de São Luiz.

Dois veículos ficaram danificados após a ventania desta sexta na rua Costa e Silva, próximo ao Fórum e à sede da OAB, na zona sul de Londrina. Uma árvore caiu sobre dois veículos. Ninguém ficou ferido.

Marcos Rogério Ferreira, motorista de aplicativo, é dono do veículo Sandero atingido. Ele estacionou na vaga para desembarcar um passageiro e, nesse intervalo de tempo, a árvore despencou em cima do veículo. "Estava ventando muito. De repente, ouvi o estrondo e fiquei sem entender nada. Quando percebi, já estava no meio dos escombros", relata, dizendo que conseguiu destravar as portas do carro para pedir ajuda. "Eu consegui destravar a porta de trás e pedir socorro. Os populares que estavam passando na hora me socorreram." Ele diz que o veículo não tem seguro.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) está atuando no local para organizar o trânsito. O Corpo de Bombeiros também está no local para retirar os veículos atingidos.

Outro veículo, que estava no bairro Parigot de Souza 2 (zona norte de Londrina), também foi atingido por uma árvore e os bombeiros atenderam a ocorrência.

Leia mais:

ENERGIA ELÉTRICA

Levando em consideração toda a região Norte do Paraná, 44 mil casas estão sem energia elétrica. No Noroeste, mais 44 mil estão desligados.

Na região Leste do estado, onde a frente fria ainda avança, há 147 mil domicílios sem luz. O Centro-Sul também sofreu impacto do evento climático, registrando desligamento de 59 mil unidades consumidoras.

Até o momento, a Copel anotou 4,5 mil ocorrências em todo o Paraná, sendo 1,7 mil delas nas regiões Sudoeste e Oeste paranaenses, onde 50 mil domicílios estão sem energia. Segundo a empresa, cada ocorrência representa um dano em um ponto diferente da rede, que precisa ser verificado e reparado.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as chuvas severas vêm das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná e agora estão espalhando por todo o estado trovoadas e rajadas de vento.

Colaborou: Josiel Aparecido - Estagiário

FOLHA NO YOUTUBE