Vendedores terão mais 30 dias para cumprir normas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de março de 1997
Leonardo Revesso Especial para a Folha 
UMUARAMA - A prefeitura de Umuarama deu mais 30 dias para os vendedores de lanches e salgados regularizarem a situação ou deixarem as ruas da cidade. O aumento do prazo foi anunciado no início da noite de anteontem pelo prefeito Fernando Scanavaca (PPB) em reunião com representantes dos vendedores.
O prazo para as primeiras regularizações venceria hoje. Os barraqueiros ficaram satisfeitos com o adiamento e concordaram em normalizar a situação. Além de garantir a manipulação correta dos alimentos, eles terão que disciplinar o uso de calçadas e esquinas. Uma das idéias é trabalhar com carrinhos móveis.
Os vendedores estão descumprindo o Código de Postura do Município e, de acordo com análise da Vigilância, comercializando produtos sem higiene e manipulados incorretamente. Pelas contas da prefeitura, pelo menos 100 barraqueiros estão trabalhando em situação irregular, dificultando a passagem de pedestres e colocando em risco a saúde dos consumidores.
Há também os que trabalham corretamente, mas que precisam de alguns acertos para se ajustar. Esses vão continuar trabalhando, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Dione Dal Bem. A briga maior deve começar nos próximos dias, com a notificação dos donos de bares, lanchonetes e lojas. Eles usam as calçadas para espalhar mesas, cadeiras e móveis, obrigando os pedestres a desviar pela rua. Vamos ser rigorosos e não permitiremos mais isso, observou o secretário de Serviços Públicos, Wilson Simões.


