Santa Lúcia - Um temporal com ventos fortes e granizo causou muita destruição no município de Santa Lúcia (60 km ao sul de Cascavel), na noite de anteontem. A prefeitura estima que mais de 80 imóveis entre casas, lojas e escolas, foram destelhados pelo vendaval. O temporal atingiu também a cidade de Francisco Beltrão, onde a Defesa Civil atendeu 50 residências e dois aviários, sendo que um foi totalmente destelhado.
De acordo com o prefeito de Santa Lúcia, Aldino Dalbem (PMDB), o temporal com vento começou por volta das 21 horas e não durou mais de cinco minutos, mas deixou um rastro de destruição por toda cidade, principalmente na região central, onde placas de sinalização e publicidade, além de árvores foram derrubadas. Para piorar a situação, toda cidade ficou sem energia elétrica por cerca de duas horas e meia, o que dificultou a assistência às famílias que tiveram as casas atingidas. ''As famílias se ajeitaram como puderam. Foi tudo muito rápido'', ressaltou.
Logo pela manhã, Aldino entrou em contato com a Defesa Civil Estadual, mas foi informado que a ajuda só é possível em casos de destruição superior a 400 imóveis. A solução foi comprar lonas e telhas para distribuir às famílias, muitas sem condições financeiras de reparar os prejuízos. No final da tarde, o prefeito recebeu a confirmação de que a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), irá repassar R$ 3,5 mil para ajudar nas despesas.
Esta não é a primeira vez que Santa Lúcia é atingida por um vendaval de grandes proporções. Em 1992, a situação foi ainda mais grave, quando praticamente todo município foi ''devastado'' e quatro pessoas morreram.