Um vendaval que atingiu Cambé (Região Metropolitana de Londrina) nesta terça-feira (7) deixou um rastro de destruição no jardim Ana Rosa. Casas e empresas foram destelhadas e árvores foram ao chão. Todos os populares ouvidos pela reportagem classificaram o fenômeno como um tornado de intensidade leve.

“Passou por num barracão atrás da minha casa e começou a voar telhas e levar tudo que tinha pela frente. Nunca vi isso na minha vida”, contou o educador social Anderson Vinicius Gonçalo, que estava saindo para trabalhar no momento dos fortes ventos. “Foi na hora do almoço. Estava indo para o serviço, porém, voltei, porque não dava para deixar a casa. Avisei meu chefe”, acrescentou.

Na marginal da PR-445, local que concentra diversas empresas que atuam com caminhões, vários barracões tiveram as estruturas de ferro dos telhados contorcidas. Num estabelecimento hidráulico, as telhas chegaram a ser carregadas próximas à rodovia.

Numa empresa que trabalha com diesel, a garagem de madeira desabou em cima dos veículos de clientes que estavam estacionados. “Foi muito rápido, questão de cinco segundos. Quase levou uma parte do teto do barracão também”, contou o proprietário, Roberto Rivelino Roverato. A poucos metros dali um portão de cerca de cinco metros altura e sete de largura foi derrubado. “Tivemos que desentortar para colocar no lugar. É um portão pesado”, afirmou o mecânico Ducinei Pereira da Cruz.

Na avenida Marcelino Gonzáles, um complexo com seis residências alugadas teve prejuízos. Em todas as casas houve destelhamento e perdas de móveis, utensílios domésticos e roupas. “Estava preparando o almoço e veio aquele vento forte, que foi levando tudo. Me escondi no banheiro. Perdi o guarda-roupas, televisão, acabou com a casa”, lamentou Roseli dos Santos da Silva, que mora no local há nove anos. “Precisamos de tijolos, madeiras, telhas. Até a viga foi levada”, relatou.

No terreno dos fundos, Ana Cristina de Jesus Lopes teve na cozinha o principal cômodo atingido. As roupas dos dois filhos, de oito meses e três anos, foram perdidas, além de alimentos. Parentes e amigos passaram a tarde ajudando a colocar lona, fornecida pelo poder público. “Isto é paliativo, porque se vem uma chuva forte não adianta. Fico preocupada em ficar aqui desse jeito por conta dos meus filhos”, afirmou.

Os moradores também disseram que no momento do vendaval não chovia forte e não tinha sons de trovão. De acordo com a Copel, apenas 48 domicílios, de aproximadamente 46 mil ligações que tem a cidade, ficaram sem energia elétrica. A Defesa Civil de Cambé divulgou que 16 casas foram destelhadas, sendo seis de maneira total e dez parcial. Outras 12 tiveram algum tipo de problema, mas os próprios populares conseguiram promover os reparos em razão da menor gravidade.

AJUDA

Quem quiser ajudar as famílias que tiveram perdas pode entrar em contato por meio dos telefones (43) 99612-8741, (43) 98417-1510 e (43) 99668-3537.