Vendas no Mundo Mix decepcionam lojistas
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de julho de 2002
Rosana Félix<br> Equipe da Folha
Curitiba Os lojistas que participaram do Mercado Mundo Mix (MMM) nesse final de semana em Curitiba não ficaram satisfeitos com as vendas da feira. Os organizadores escolheram como tema o Hip Hop, o que limitou o público do evento, segundo alguns expositores. Mesmo assim o movimento foi semelhante ao de outras edições: cerca de 8 mil pessoas passaram no Palácio de Cristal do Círculo Militar, onde foi realizada a feira.
O Mundo Mix desse final de semana teve 80 expositores, sendo 30% deles de Curitiba e o restante de outras cidades de todo o Brasil. Segundo os lojistas, o movimento foi semelhante a outras edições da feira, mas as vendas não foram muito boas. ''Está cheio, mas o público que está aqui não é o público esperado'', disse o vendedor Eloy Machado. Para ele, os organizadores limitaram o público ao escolher o tema Hip Hop. ''Antes vinha todo o tipo de gente, e dessa vez ficaram grupinhos mais ligados em Hip Hop e em skate'', avaliou.
Nino de Souza, outro expositor, também disse que o tema escolhido para o MMM limitou o público. ''Não sei se essas pessoas mais ligadas ao Hip Hop têm menos dinheiro, mas estamos vendendo menos, apesar do movimento bom'', afirmou. ''Esta é a minha pior feira em Curitiba. O público Hip Hop não é do Mundo Mix'', reclamou a lojista Salma Souza. A proprietária de um stand de roupas, Mirna Clauberg, também não ficou satisfeita com as vendas. Mas para ela, a situação financeira do país é que está atrapalhando. ''Em todas as feiras que eu fiz, em São Paulo e Campinas, está assim. O povo está sem dinheiro'', observou.
Para Ana Paula Oliveira, frequentadora assídua do MMM, a feira estava boa, mas um pouco diferente. ''Geralmente o Mundo Mix abriga várias tribos, mas desta vez ficou muito limitado'', observou. Mas Silvana Backes, outra frequentadora, disse que a feira desse final de semana foi o melhor em que já esteve. ''Parece que tem mais expositores e com material de mais qualidade'', afirmou.
De acordo com a assessoria de imprensa do MMM, o objetivo dessa edição da feira foi de lançar uma nova tendência de atitude. Para a organização do evento, o Hip Hop vai ganhar força no País nos próximos meses, e por isso foi escolhido esse tema. O MMM tem uma grande preocupação com a moda, mas dessa vez o objetivo principal era com o comportamento, independente das vendas, informou a assessoria. Para os organizadores, os vendedores precisam se ajustar às novas tendências, porque a feira estará sempre passando por mudanças para apresentar novidades e lançar tendências.
