Curitiba Os lojistas que participaram do Mercado Mundo Mix (MMM) nesse final de semana em Curitiba não ficaram satisfeitos com as vendas da feira. Os organizadores escolheram como tema o Hip Hop, o que limitou o público do evento, segundo alguns expositores. Mesmo assim o movimento foi semelhante ao de outras edições: cerca de 8 mil pessoas passaram no Palácio de Cristal do Círculo Militar, onde foi realizada a feira.
O Mundo Mix desse final de semana teve 80 expositores, sendo 30% deles de Curitiba e o restante de outras cidades de todo o Brasil. Segundo os lojistas, o movimento foi semelhante a outras edições da feira, mas as vendas não foram muito boas. ''Está cheio, mas o público que está aqui não é o público esperado'', disse o vendedor Eloy Machado. Para ele, os organizadores limitaram o público ao escolher o tema Hip Hop. ''Antes vinha todo o tipo de gente, e dessa vez ficaram grupinhos mais ligados em Hip Hop e em skate'', avaliou.
Nino de Souza, outro expositor, também disse que o tema escolhido para o MMM limitou o público. ''Não sei se essas pessoas mais ligadas ao Hip Hop têm menos dinheiro, mas estamos vendendo menos, apesar do movimento bom'', afirmou. ''Esta é a minha pior feira em Curitiba. O público Hip Hop não é do Mundo Mix'', reclamou a lojista Salma Souza. A proprietária de um stand de roupas, Mirna Clauberg, também não ficou satisfeita com as vendas. Mas para ela, a situação financeira do país é que está atrapalhando. ''Em todas as feiras que eu fiz, em São Paulo e Campinas, está assim. O povo está sem dinheiro'', observou.
Para Ana Paula Oliveira, frequentadora assídua do MMM, a feira estava boa, mas um pouco diferente. ''Geralmente o Mundo Mix abriga várias tribos, mas desta vez ficou muito limitado'', observou. Mas Silvana Backes, outra frequentadora, disse que a feira desse final de semana foi o melhor em que já esteve. ''Parece que tem mais expositores e com material de mais qualidade'', afirmou.
De acordo com a assessoria de imprensa do MMM, o objetivo dessa edição da feira foi de lançar uma nova tendência de atitude. Para a organização do evento, o Hip Hop vai ganhar força no País nos próximos meses, e por isso foi escolhido esse tema. O MMM tem uma grande preocupação com a moda, mas dessa vez o objetivo principal era com o comportamento, independente das vendas, informou a assessoria. Para os organizadores, os vendedores precisam se ajustar às novas tendências, porque a feira estará sempre passando por mudanças para apresentar novidades e lançar tendências.