Os 13 cemitérios municipais de Londrina se preparam para receber cerca de 150 mil pessoas na próxima segunda-feira (2), Dia de Finados, a data mais movimentada do ano. Também nos três cemitérios particulares da cidade, moradores irão prestar homenagem aos seus entes queridos. Os locais administrados pela Prefeitura estarão abertos das 8h às 18h, com restrições a serviços em jazigos e orientações para prevenir a dengue.

Em preparação ao feriado, a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) promoveu serviços de limpeza e manutenção nas áreas, incluindo capina e roçagem de mato, pintura, remoção de entulhos e resíduos, conservação dos meio-fios e preparação dos locais onde ocorrem missas. A manutenção é intensificada antecedendo datas comemorativas, como o Dia das Mães e Dia dos Pais, que geram movimentação maior de público.

Cuidados com a dengue

A Acesf pede que os visitantes não levem materiais de plástico aos túmulos, além de flores artificiais, cuja entrada é proibida. O uso de vasos e recipientes demanda cuidado para que não mantenham água acumulada, evitando o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Lixos devem ser descartados nos locais corretos.

Serviços por familiares

Conforme a legislação municipal, ficam proibidas quaisquer execuções nos jazigos por parte de familiares até segunda, como reformas, obras, pinturas, limpezas e cuidados menores. A retomada está autorizada a partir de terça (3).

Para alguns dos serviços, é obrigatória a obtenção de licença prévia junto à Acesf, por meio da Divisão de Cemitérios da autarquia, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A limpeza simples dos jazigos é gratuita e não exige licença. Pode ser aplicada uma taxa administrativa sobre os trabalhos de conservação que demandam intervenções, como colocação ou substituição de pisos e outras obras de manutenção.

A consulta pode ser realizada pelos telefones (43) 3372-7881 e (43) 3372-7850, ou via e-mail [email protected] e site da Administração. A sede fica na avenida Juscelino Kubitschek, 2.948, em frente ao Cemitério São Pedro.

Municipais e particulares

Londrina conta com cinco cemitérios municipais em sua área urbana, São Pedro, João XXIII, Padre Anchieta, Jardim da Saudade e São Paulo, com mais oito na zona rural, Paiquerê, Lerroville, Warta, Irerê, Maravilha, São Luiz, Guaravera e Heimtal. O Cemitério Municipal Jardim da Saudade, localizado na região norte, é o maior da cidade. Enquanto isso, o Jardim da Saudade, na mesma zona, é o que mais recebe visitantes no Dia de Finados.

Entre os particulares, estão o Parque das Oliveiras, Cemitério Islâmico e Cemitério Parque das Allamandas. Os endereços e horários de funcionamento de todos podem ser conferidos no site da Acesf.

Missas

A Arquidiocese de Londrina divulgou os horários de missas nos cemitérios de Londrina e região no Dia de Finados. Confira:

Cemitério São Pedro - 9h

Rua Alagoas, 825 - Centro

Cemitério São João XXIII - 9h

Avenida da Saudade, 135 - Jardim Higienópolis

Cemitério Jardim da Saudade - 9h

Avenida Saul Elkind, 2805 - Conjunto Vivi Xavier

Cemitério Padre Anchieta - 8h

Rua Rútilo, 200 - Jardim Ideal

Cemitério Parque das Allamandas - 10h

Rua Joanna Rodrigues Jondral, 155

Cemitérios da região

Bela Vista do Paraíso - 9h30

Cemitério Municipal

Sertanópolis - 8h

Cemitério Municipal

Alvorada do Sul - 8h

Cemitério Municipal

Primeiro de Maio - 9h

Cemitério Municipal

Cambé - 10h e 15h

Cemitério Municipal

Com NCom

mockup