O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Eduardo Araújo, acredita que pode chegar a 40 mil litros o volume de óleo diesel que vazou de um dos seis vagões da América Latina Logística (ALL). O vagão tombou na madrugada do último domingo em Piraí do Sul (75 km ao norte de Ponta Grossa). No dia do acidente, a empresa divulgou que 20 mil litros haviam atingido o solo e um córrego próximo a linha do trem.

''Cada vagão tem capacidade para transportar de 50 a 60 mil litros e no vagão que foi perfurado, certamente ficou menos de um terço da carga, portanto o vazamento foi de bem mais de 20 mil litros'', explica Araújo. Porém, os números oficiais, só poderão ser confirmados com a finalização da limpeza no local, que está sendo feita por cerca de 50 funcionários da ALL.

Araújo considera que mais importante do que mensurar a quantia de diesel que atingiu o ambiente, é avaliar a extensão dos danos provocados pelo vazamento. O óleo chegou a propriedades que ficam a mais de um quilômetro do local do acidente, e comprometeu tanques de piscicultura.

O córrego atingido é afluente do Rio Iapó, que abastece Castro, município vizinho de Piraí. O medo maior é de que o óleo atinja o Iapó, comprometendo o abastecimento de água da cidade. Apesar das fortes chuvas verificadas na região no final da segunda-feira e toda madrugada de ontem, as barreiras de contenção não se romperam e conseguiram impedir o avanço da mancha, o que tranquilizou os técnicos do IAP. Mas os técnicos da Sanepar ainda demonstram preocupação, já que a meteorologia previa novas chuvas para a região nessa madrugada.

O valor da multa que será aplicada à empresa pelo IAP ainda não foi definido e Araújo acredita que este cálculo só poderá ser feito na próxima semana, quando o local estiver limpo e permitir uma melhor avaliação dos danos ambientais.

A assessoria da ALL informou que até o final da tarde de ontem já haviam sido retirados 15 tambores, cerca de três mil litros de óleo, da área atingida pelo vazamento. A meta da ALL é remover 70% do produto derramado no meio ambiente. Paralelamente à limpeza da área atingida, está sendo feito o baldeio da carga dos vagões tombados. Já foram transbordados cerca de 15 mil dos 35 mil litros de óleo que a empresa alega que restaram no vagão perfurado.

mockup