Foz do Iguaçu Um vazamento numa carga de amônia quase causou um acidente ambiental ontem em Foz do Iguaçu. O incidente ocorreu com um carreta da Cattalini Transportes Ltda, carregada com 19,8 toneladas do produto, que estava estacionada no pátio da empresa.
O escoamento da amônia começou por volta das 22h30 de terça-feira, mas só foi identificado ontem de manhã. Soldados do Corpo de Bombeiros isolaram a área às 6h30. Ainda pela manhã, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram no local para avaliar o caso.
Segundo o IAP, o problema não atingiu funcionários, moradores da região (de pouca densidade demográfica), tampouco a fauna ou a flora. Isso porque a amônia, armazenada em estado líquido, vazou em estado gasoso num ponto da válvula de descarga.
Funcionários do órgão ambiental não souberam informar qual foi a quantidade de amônia que evaporou do caminhão. Segundo o Corpo de Bombeiros, o dano maior poderia ser uma eventual intoxicação. O risco de explosão foi considerado pequeno pelos soldados.
A empresa não foi multada e teve a carga liberada pelo IAP depois de reparos feitos por técnicos da transportadora. O produto saiu de Araucária e vai para frigorífico de Assunção (Paraguai), onde será usada para refrigeração.