Vândalos provocaram 11 mil interrupções de luz
Giovani Ferreira
De Curitiba
A ação de vândalos contra a rede de energia elétrica revelam números assustadores em Curitiba e região Metropolitana. Entre maio e outubro deste ano, conforme números fornecidos pela assessoria da Copel, foram registradas 11.011 interrupções no fornecimento de energia à população, em consequência de atos imprudentes causados pelo vandalismo. Isso representa uma média mensal de 1.835 desligamentos propositais e inconsequêntes.
A maioria dos problemas é causado por objetos lançados na rede elétrica. No contato com a malha de fios esse objeto provoca um curto-circuito, que termina com a interrupção do fornecimento de energia. O prejuízo material para a Copel, com a reposição de peças, é considerado irrisório, já os custos da empresa estariam apenas no deslocamento de equipe de reparos, que em quase 100% dos casos precisa apenas religar a rede e liberar novamente o sistema de transmissão.
Prejuízo maior fica mesmo com o consumidor, penalizado com a interrupção do fornecimento de energia. De acordo com a Copel, os mais de 11 mil desligamentos, causados ao longo desses seis meses, prejudicaram pelo menos 390 mil moradias. Levando em consideração uma proporção de quatro pessoas por família, são quase 1,2 milhão pessoas que foram atingidas temporariamente pela falta de energia.
Em cada um desses desligamentos a área atingida permaneceu, em média, 45 minutos com o fornecimento de energia interrompido. Esse tempo é o prazo que a Copel precisa para identificar o problema, deslocar uma equipe e restabelecer a ligação de forma segura.
Diante da dificuldade em combater os vândalos, a Copel se utiliza da política de conscientização, esclarecendo a população sobre os problemas e perigos que as ações de depredação oferecem contra a rede elétrica. Além de prejudicar terceiros, a tentativa de danificar o sistema elétrico representa um perigo iminente para o próprio autor do vandalismo, alerta a Copel.





