Ibiporã - A população de Ibiporã (Norte) deve começar a ser abastecida com água mineral no próximo mês. A rede de captação do Aquífero Gauarani -de melhor qualidade que a captada atualmente no Ribeirão Jacutinga-, que tem 4,3 km de extensão, começou a ser construída em outubro do ano passado. Ontem, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã (Samae) recebeu os tubos da nova rede.
O presidente do Samae, Elcio Keller, informou que só falta ser concluída a passagem de tubos por baixo da linha férrea, nas proximidades da Avenida Mário de Menezes. Neste local serão colocados tubos de aço, para serem mais resistentes ao peso das locomotivas e vagões. ''Encaminhamos um projeto para aprovação, ele já recebeu parecer técnico favorável e por isso iniciaremos a obra, que deverá ser concluída dentro de 15 dias'', afirmou Keller.
A obra é um dos projetos da atual administração municipal e consumirá aproximadamente R$ 5 milhões, sendo a maior parte com recursos do próprio município. Deste total, R$ 1,5 milhão veio do governo federal e a prefeitura ainda aguarda uma ajuda do governo estadual.
O custo é alto porque, além dos 4 quilômetros de tubos de ferro fundido, o Samae está construindo a adutora, casa de máquinas e um reservatório para 1,5 milhão de litros próximo a um dos poços de onde a água mineral será bombeada para a cidade.
''Diferente da que é captada no Jacutinga, que requer um processo de tratamento e despoluição, essa do Aquífero Guarani é própria para beber, limpa e sem resíduos'', afirmou o prefeito Beto Baccarim. Quando começar o bombeamento, em outubro, Ibiporã será a primeira cidade da região Norte a ser abastecida em todos os domicílios por água mineral.
Para abastecer a cidade, o Samae perfurou dois poços em um local onde havia uma falha geológica na comunidade rural chamada Engenho de Ferro, região sudeste do município. De lá, a rede irá canalizar a água que jorra permanentemente de um dos poços. Por enquanto apenas deles será suficiente para atender os 50 mil habitantes de Ibiporã, com uma vazão para os próximos 150 anos.

mockup