Em Rolândia, 1.275 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. A cidade recebeu 1.393 doses até o momento, além do lote de 573 unidades da Coronavac para a aplicação da segunda dose da vacina, que será realizada nos trabalhadores da saúde, a partir desta quarta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinômetro em Rolândia marca 1.275 pessoas imunizadas
| Foto: Sergio Ranalli/Arquivo FOLHA

Todo o estoque reservado para a primeira dose de trabalhadores de saúde já foi utilizado. Paloma Pissinati, secretária municipal de Saúde, estima que ainda serão necessárias mais 380 doses para o fechamento desse público-alvo. Não há previsão da chegada de novos lotes, mas o município continua trabalhando na aplicação dos imunizantes em idosos acima de 90 anos e na segunda dose de profissionais de saúde e em idosos institucionalizados.

A prefeitura adotou diversas estratégias, como a vacinação de idosos com 90 anos ou mais em drive-thru e em domicílio para os acamados e extramuro para profissionais de saúde. “Temos diversificado as estratégias de vacinação, como extramuros em escolas e fora das unidades de saúde, drive-thru, vacinação em domicílio, in loco nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e pontos volantes na cidade”, afirma Paloma Pissinati, secretária municipal de Saúde.

Para ela, o processo de vacinação tem transcorrido de forma organizada. “Avaliamos que a vacinação está transcorrendo muito bem, o cadastro prévio tem permitido maior controle e evitado problemas como tentativa de furar fila, visto que toda documentação é inserida é conferida no momento da vacinação”, afirma. O formulário para cadastro on-line das pessoas com 60 anos ou mais está disponível no site da prefeitura, mas também há a possibilidade dos idosos se cadastrarem nos CRAS e na sede da Secretaria de Assistência Social.

SERVIÇO
O cadastro para quem tem mais de 60 anos continua aberto e pode ser feito no site da prefeitura ou presencialmente na sede da Secretaria de Assistência Social, das 11 às 17 horas (3906-1139), ou em um dos três CRAS da cidade, das 9h às 16h (3255-2730/3906-1097/3906-1015).