O relógio marcava 11h15 quando o avião que saiu de Curitiba pousou no aeroporto governador José Richa, na zona leste de Londrina, nesta terça-feira (19). Dentro da aeronave, a esperança para uma cidade e região, assoladas há dez meses por uma pandemia cruel, que já matou milhares de pessoas. Nas caixas, 13.960 doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19, que vão ser distribuídas para Londrina e outros 20 municípios.

Serão vacinados, neste primeiro momento, trabalhadores da saúde, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas. Piloto há 18 anos, Luís Augusto Scavazza foi o responsável por entregar os imunizantes no segundo maior município do Paraná. “Esse é um começo, o primeiro passo. Essa logística vai se prolongar para as próximas semanas. Mas esse primeiro passo é fundamental”, reconheceu

Após uma breve cerimônia que reuniu autoridades, vereadores e secretários municipais, além do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as vacinas foram levadas para o setor de insumos da 17ª Regional de Saúde. No espaço localizado às margens da BR-369, os frascos foram recontados e a partir das 13h redistribuídos para as equipes dos municípios, junto com os insumos que chegaram no fim de semana, como seringas e equipamentos de proteção individual.

“Existem mais 13.900 doses guardadas na central de medicamentos do Paraná, em Curitiba. A segunda dose já está garantida. Assim que concluirmos essa primeira vacinação, daqui duas semanas acontece o mesmo processo”, explicou Maria Lúcia da Silva Lopes, chefe da 17ª Regional de Saúde. “Quase um sonho poder viver isso. A possibilidade da vacina, de daqui um tempo reduzirmos as formas graves, os óbitos. Isso é incrível”, valorizou.

LONDRINA

Neste primeiro momento serão imunizados em Londrina 8.425 servidores da área de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus e 740 idosos que vivem em asilos. O Plano de Imunização Municipal aponta que o primeiro público alvo da vacinação engloba 26 mil pessoas, ou seja, são necessárias 52 mil doses. Com esta primeira remessa, a cobertura desta população é de apenas 34%.

Mesmo com a campanha iniciando de forma tímida, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, considerou o momento como histórico. “Com a vacinação vamos começar o fim de toda essa pandemia que nos trouxe tanto sofrimento, angústia, medo, que alterou nosso dia a dia. Vitória da ciência e da medicina, que em tão pouco tempo conseguiram produzir uma vacina segura e eficaz para que saíamos desse momento de crise sanitária sem precedentes”, lembrou.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinas chegam a Londrina e já estão sendo distribuídas para municípios
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

A expectativa é que até o fim de semana todas as pessoas indicadas sejam imunizadas. A partir das 15h30 a vacinação será feita para os profissionais que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, referência para atendimento dos casos suspeitos e positivos de Covid-19 em Londrina. “Depois é aguardar 14 dias para a remessa do segundo lote. Vamos repetir, concluir o protocolo e realmente imunizar nossa população”, pontuou.

PARANÁ

As remessas com as doses da vacina encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná chegaram nos aviões da FAB (Força Área Brasileira) na noite de segunda-feira (18). As primeiras doses foram aplicadas horas depois em funcionários do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O envio para as 22 regionais de saúde do Estado começou na manhã desta terça.

A primeira foi a de Curitiba, seguida de Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Manoel Ribas, União da Vitória, Ponta Grossa, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Maringá. Ao longo desta tarde a entrega acontecerá para as regionais de Paranaguá, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Irati, Guarapuava, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Três aviões do Governo do Estado estão auxiliando nos trabalhos.

Atualizada às 14h03