Vacinação será realizada sábado
A Secretaria Estadual da Saúde vai intensificar, sábado, a campanha de vacinação contra a hepatite B. Os postos de saúde de 92 municípios das regiões de Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, estarão abertos. Todas as crianças e adolescentes até 15 anos devem tomar a vacina. Quem ainda não tomou nenhuma dose, pode começar agora. A vacina é gratuita e deve ser tomada em três doses para uma imunização eficaz.
No ano passado, essas regiões concentraram mais de 50% dos 1.255 casos registrados em todo o Estado. Juntas, elas somaram 743 ocorrências. Nas duas primeiras fases da vacinação, realizadas no segundo semestre do ano passado, o índice de cobertura foi de 89,5% e 84,3%, respectivamente. Segundo o diretor do Centro de Informações e Diagnóstico em Saúde, Nereu Henrique Mansano, o resultado foi positivo, mas é muito importante que ninguém deixe de tomar a última dose. Caso contrário a imunização pode não ter o efeito esperado e a pessoa corre o risco de contrair a doença, observou.
A estratégia da secretaria da Saúde é proteger o segmento da população que ainda não entrou na faixa etária considerada de maior risco - a partir dos 15 anos, quando muitos começam a vida sexual, principal forma de transmissão da doença.
A transmissão da hepatite B pode acontecer também através do sangue, da saliva e outras secreções da pessoa infectada. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça, fraqueza, vômito, urina escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite B é uma doença viral grave que atinge principalmente o fígado e, por medida de segurança, quem teve a doença fica impedido de doar sangue, mesmo depois de curado.Arquivo FolhaA campanha de vacinação vai acontecer em 92 municípios do Oeste/SudoesteDa Redação





