Vacinação provoca filas nos postos
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de setembro de 1997
Londrina 
Dorico da SilvaPrevençãoO movimento pela manhã foi considerado bom: cerca de 4 mil adultos
receberam a vacina contra tétanoUma vacinação em massa contra o tétano aconteceu ontem nos postos de saúde das zonas urbana e rural de Londrina. O esquema começou às 8 horas e, nas primeiras horas, quatro mil pessoas com mais de 15 anos já haviam sido imunizadas - a vacinação prosseguiu até às 17 horas.
A medida foi tomada pela Autarquia do Serviço Municipal de Saúde por causa de três casos de tétano registrados neste ano, sendo um fatal. A enfermeira do setor de epidemiologia da prefeitura, Nádia Souza Takemura, afirma que a procura pela manhã foi boa, principalmente por se tratar de imunização para adultos.
Filas foram verificadas em vários locais. No posto central de imunização, junto ao Centro Regional de Especialidades, a fila se mantinha com uma média de 25 pessoas. A supervisora do posto, Marlene Zucoli, explica que a maioria que compareceu tem um histórico vago - não sabe se foi imunizada corretamente.
Os adultos passavam por uma triagem para verificar quantas doses haviam tomado. Segundo Marlene Zucoli, após os 15 anos e ter tomado as três doses necessárias, a pessoa precisa de um reforço a cada 10 anos. A prefeitura calcula que a população adulta de Londrina é de 280 mil pessoas, mas que grande parte já deve estar em dia com a vacinação.
O tétano é uma doença infecciosa e a sua transmissão acontece por causa de um microorganismo, que entra no corpo atráves de um ferimento. A doença se manifesta, geralmente, através de espasmos, que começam na região machucada, passa para a boca e vão se alastrando pelo corpo.


