O combate à Pandemia segue como prioridade global. Em Londrina, ações como drive-thru, atendimentos nos finais de semana para vacinar, assim como o reforços das medidas de prevenção seguem de maneira engajada pela Secretaria de Saúde com apoio de entidades e toda a comunidade.

Nesse fim de semana, a novidade ficou por conta da chamada "Balada da Vacina", evento criado especialmente para o público jovem. Assim, neste sábado (21),desde às 7h, as equipes atendem essa camada populacional no Centro de Imunização da Região Norte de Londrina (CCI), Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Luiz Brugin, 570. A aplicação das doses do imunizante contra a Covid-19 seguirá até domingo (22), às 19h, totalizando 36 horas ininterruptas de aplicação de vacinas contra o coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vagas para os horários disponíveis durante o fim de semana, no CCI, se encerraram no mesmo dia do anúncio da ampliação da campanha para idades de 25 e 26 anos. “O preenchimento rápido das vagas superou totalmente as expectativas. Essa é uma iniciativa das equipes da Secretaria de Saúde para humanizar o atendimento e tornar o momento especial, trazendo alegria e esperança para quem for se vacinar", explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Luzes, música e acessórios para acolher moçada

De acordo com a enfermeira e coordenadora do centro de imunizações da Zona Norte, Erika Tudisco, ao todo serão três equipes de servidores em revezamento . "Temos três grupos de trabalho - um das 7 às 19 de sábado, o seguinte para o turno das 19h de sábado às 7 da manhã de domingo e o que finaliza a ação, das 7 às 19 h de domingo."

Conforme Tudisco, são 170 servidores e 180 atendimentos por hora e o objetivo é vacinar 5.660 pessoas. "O fluxo é grande e a estrutura atrativa é uma forma de acolher os jovens, criar um clima humanizado e fazer com que entendam o quanto esse processo de imunização é importante diante da pandemia que enfrentamos, mas a ideia é vacinar e ir embora", sustenta a coordenadora. Sobre os cuidados após a vacina, Tudisco informou que a ingestão de álcool nas primeiras 24 horas não é recomendada. "Se tiver uma reação adversa da vacina, os sintomas podem ser confundidos com os causados por uma embriaguez e o uso abusivo de álcool", alerta.

Um canhão de luz, globo refletor no teto, música ambiente com dois DJs, cantora e duas bandas, junto com a animação das equipes da saúde estavam prontos para receber cada vacinado. A entrada pelo túnel de luz já é um diferencial e cria uma expectativa festiva. A analista de Recursos Humanos Pâmela Carvalho, 26 anos comenta que se sentiu incentivada pela estruturada criada. "Achei ótimo, é um incentivo e tanto." Moradora do jardim Pacaembu 2, região Norte, Carvalho ficou á vontade com o som e a iluminação preparados para recepcioná-la.

Um alívio após tanta expectativa

Assim como Pâmela, a espera pela vacina, o cadastramento e agendamento foram fases de grande expectativa. O entregador João Lucas Balbino da Silva, 27 anos, é morador do Conjunto Santinho, na zona Sul de Londrina. Em sua família, mãe e irmã foram contagiadas pela doença. "Minha irmã tem 33 anos e precisou de internamento. Eu sei da gravidade da doença e hoje é uma data importante. Eu viria com ou sem os atrativos e o atendimento foi bastante agilizado e organizado", expõe.

Pâmela Carvalho: "Não via a hora que chegasse esse momento"
Pâmela Carvalho: "Não via a hora que chegasse esse momento" | Foto: Walkiria Vieira



O vendedor externo Giovani Felix, 28 anos, e sua esposa, a recepcionista Ana Carolina Santos Felix tiveram Covid-19. A recepcionista fez questão de acompanhar o marido e comenta que suas reações foram muito sérias e por isso incentiva que todos se vacinem e sigam os protocolos de distanciamento e uso de máscara. "Tive falta de ar e fiquei bastante assustada. Temos que nos cuidar. Uns dos outros", enfatiza. No CCI da Zona Norte, o casal aproveitou o cenário descontraído para fazer fotos.

A analista de sistemas Alissar Moussa, 26 anos, se preparou com maquiagem especial, brilho e produziu até um penteado para o evento tão aguardado por ela. Moussa relata que em sua casa, seu irmão, que é enfermeiro, foi acometido pela doença e ela pensa em todas as pessoas que devem ser protegidas. "Estou muito aliviada de receber a primeira dose da vacina, recebi a Pfizer, seguirei me cuidando e achei que tive muita sorte de conseguir ser vacinada em um dia em que o local está com uma recepção animada, com decoração e até música", diz.



Vacinação organizada

Em Londrina, a vacinação é baseada em um cadastro prévio, em que as informações pessoais passam por conferência, para a posterior validação e agendamento do dia, horário e local para a aplicação das doses. Tudo é realizado pelo site da Prefeitura de Londrina, no www.londrina.pr.gov.br/. As dúvidas sobre o cadastro ou agendamento para a vacina, podem ser sanadas pelas redes sociais da SMS, como o Instagram (@saudelondrinaoficial) e o Facebook, através do e-mail [email protected] ou pelo fones (43) 3372-9449/ 3372-9450/ 3372-9431, de segunda a sexta-feira, das 8h às18h. - (Com informações do N.Com)


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1