A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta terça-feira (30). Em Londrina, devido à baixa procura pelos integrantes dos grupos prioritários, haverá a disponibilização das doses até sexta-feira (3). A vacinação ocorrerá apenas através de agendamento de horário prévio, via telefone, nas Unidades Básicas de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe em Londrina segue até sexta-feira
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Londrina

Se a unidade de saúde mais próxima for uma das seis que estão atendendo casos com suspeita de Covid-19 ou esteja com a agenda fechada, o cidadão deve procurar outra UBS. Os telefones e endereços de todas as unidades estão disponíveis no site da Prefeitura de Londrina (https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/).

GRUPOS PRIORITÁRIOS

São quatro grupos prioritários, que ainda terão a chance de se proteger gratuitamente contra o vírus da gripe: gestantes, mulheres no período pós-parto, adultos de 55 a 59 anos e as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. Depois disso, as doses remanescentes serão abertas à população interessada em se vacinar. “Não vai haver prorrogação da campanha nacional de vacinação. O Município de Londrina fez a opção de vacinar os grupos prioritários, que estão com baixa procura, mas somente até sexta-feira e com agendamento prévio nas Unidades de Saúde. Com as vacinas que restarem, vamos programar ações com agendamento”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes.

RESULTADOS

Balanço parcial da Saúde aponta que 148.849 pessoas receberam a vacina contra a gripe em Londrina. Destes, eram esperados pouco mais de 26 mil adultos, entre 55 a 59 anos, porém menos de 4 mil (15%) tomaram a vacina. Entre as puérperas, a meta era imunizar 864 mulheres, mas apenas 225 (26%) procuraram o serviço.

Já entre as gestantes, a expectativa era vacinar 5.259 delas, mas menos de duas mil (40%) procuraram uma UBS para a imunização. Entre as crianças, a SMS esperava proteger 36.112, mas apenas 15.859 foram vacinadas. Isso representa quase 44% do público infantil.

Os grupos que mais procuraram se proteger contra a gripe foram os profissionais de saúde e os idosos, que ultrapassaram a meta estimada pela secretaria municipal. No primeiro caso, mais de 22 mil trabalhadores receberam a dose contra a gripe, quando o esperado era cerca de 16 mil e, no caso dos idosos, quase 76 mil deles foram imunizados (eram esperados 65.622).

A Saúde também aplicou 1.680 doses em motoristas de caminhão, 920 motoristas de ônibus, 1.210 profissionais das forças de segurança, 418 do sistema prisional, 1.776 pessoas privadas de liberdade, 19 mil doentes crônicos, 248 pessoas com deficiência e 3.537 professores.